O britânico Andy Murray se tornou o primeiro tenista a conquistar duas medalhas de ouro olímpicas em torneios de simples, ao vencer, neste domingo, a final contra o argentino Juan Martin Del Potro por 3-1 (7-5, 4-6, 6-2, 7-5).
Leia mais:
Nadal e Del Potro protagonizam espetáculo, e argentino avança à final no tênis
Tenista Monica Puig conquista primeiro ouro da história de Porto Rico
Ao final de uma partida de 4h02, o escocês (número dois do ranking mundial) venceu o argentino, que fez uma campanha surpreendente ao superar o número um do mundo, o sérvio Novak Djokovic, na primeira rodada, e o espanhol Rafael Nadal, sábado, nas semifinais.
Murray, campeão em Londres-2012, se torna assim o primeiro jogador da história a somar dois ouros olímpicos nas 'simples'. 'Delpo' foi bronze há quatro anos e agora conquista a prata.
Em uma partida muito disputada, com excelente qualidade nas passadas dos dois jogadores, Murray acabou impondo a lógica ante um Del Potro que ainda não tem a capacidade física para aguentar um jogo de alto nível com cinco sets, depois de dois anos de quase total inatividade por uma lesão no pulso.
Del Potro, no entanto, chegou a ficar com 5-4 e serviço no quarto set para forçar o quinto.
Murray, que veio ao Rio após vencer em Wimbledon, jogou melhor os últimos pontos e dominou uma partida que se repetirá em setembro em Glasgow por uma vaga na final da Copa Davis.
Os dois jogadores se abraçaram após a dura partida, em que a qualidade das jogadas levou o público a se levantar muitas vezes e ovacionar os dois tenistas,
Horas antes, o japonês Kei Nishikori derrotou o espanhol Rafael Nadal por 6-2, 6-7 (1/7) e 6-3, na disputa da medalha de bronze.
Em outras finais do tênis olímpico neste domingo, as russas Ekaterina Makarova e Elena Vesnina conquistaram o ouro, acabando com as esperanças da suíça Martina Hingis.
Makarova e Vesnina venceram por 6-4, 6-4 a dupla suíça formada por Hingis e Timea Bacsinszky.
Na final completamente americana das duplas mistas, Bethanie Mattek Sands e Jack Sock venceram Venus Williams e Rajeem Ram por 2-1, com parciais de 6-7 (3/7), 6-1 e 10/7 no super 'tie break'.
* AFP