Vice-liderança no quadro de medalhas de uma modalidade e o país com mais ouros em um dia de competições. Esse é o resumo da natação brasileira no Jogos Pan-Americano de Toronto, nesta quarta-feira. Com João de Lucca, Thiago Simon e o revezamento 4x200m livre, o Brasil nada forte rumo ao título da modalidade no Canadá.
Brasil é derrotado pelos Estados Unidos e fica com a prata no polo aquático masculino
O primeiro a colocar a medalha dourada no peito foi João de Lucca, nos 200m nado livre. Com direito a recorde pan-americano e uma virada no fim da prova, ele marcou 1m46s42, deixando o argentino Federico Grabich (1m47s62) e o americano Michael Weiss (1m47s63) para trás.
João de Lucca foi ouro nos 200m nado livre. Imagem: Sérgio Dutti/Exemplus/COB
Com recorde, Fernando Reis é bicampeão pan-americano no levantamento de peso
Depois, foi a vez de Thiago Simon subir ao ponto mais alto do pódio, nos 200m peito. O brasileiro também bateu a marca da competição, com 2m09s82, superando o atleta canadense Richard Funk, que nadou para 2m11s51, e Thiago Pereira, que cravou o tempo de 2m11s93 e levou o bronze.
Luiz Altamir, João de Lucca, Thiago Pereira e Nicolas Oliveira nadaram no revezamento
Imagem: Satiro Sodré/SSPress
Por fim, foi a vez do revezamento 4x200m livre colocar o sorriso no rosto dos brasileiros. Com Luiz Altamir, João de Lucca, Thiago Pereira e Nicolas Oliveira, o Brasil alcançou a liderança definitiva nos 150m de prova de De Lucca, e não largou mais, até conquistar o ouro, com o tempo de 7m11s15 e o recorde do Pan.
Com cinco gols de Cristiane, seleção feminina faz 7 a 1 no Equador pelo Pan
Os Estados Unidos, que chegaram em um próximo segundo lugar, foram desclassificados pela utilização de uma proteção ilegal por um dos nadadores, cedendo a prata para o Canadá (7m17s33), e o bronze com a Venezuela (7m21s14).
Manuella Lyrio foi bronze nos 200m nado livre. Imagem: Sérgio Dutti/Exemplus/COB
O Brasil ainda levou um bronze, com Manuella Lyrio, nos 200m nado livre. Com o tempo de 1m58s03, a brasileira foi superada pela americana, campeã da prova, Allison Schmitt (1m56s23) e pela canadense, medalha de prata, Emily Overholt (1m57s55). Além dela, Leonardo de Deus ficou com o bronze nos 200m costas, com 1m58s27, atrás dos americanos Carter Griffin (1m58s17) e Sean Lehane (1m57s47).
Caio Souza conquista o bronze no salto sobre o cavalo
Leonardo De Deus foi bronze nos 200m costas. Imagem: Satiro Sodré/SSPress
Na natação, o Brasil está na segunda colocação geral, com 11 medalhas (cinco ouros e seis bronzes), atrás apenas do Canadá, com 13 (cinco ouros, sete pratas e um bronze).
Dupla masculina conquista mais uma prata para o Brasil no badminton
*LANCEPRESS
Só alegrias
Natação brasileira tem dia cheio de medalhas no Pan de Toronto
Brasileiros levam três medalhas de ouro no segundo dia de competições da modalidade
GZH faz parte do The Trust Project