Exatamente há 20 anos, um jovem talentoso de Porto Alegre conquistava o mundo do futebol e colocava o nome do Rio Grande do Sul no topo do esporte mais popular do planeta. Ronaldinho, com sua habilidade única, dribles desconcertantes e sorriso contagiante, era eleito pela primeira vez o melhor jogador do mundo.
O ano de 2004 foi um marco na carreira de Ronaldinho. Recém chegando em um Barcelona que recuperava seu espaço no topo do Campeonato Espanhol, o brasileiro levou o time ao vice-campeonato e encantou o mundo com suas jogadas mágicas. A consagração veio com a conquista da Bola de Ouro, deixando para trás Henry e Shevchenko.
Nascido em Porto Alegre, o meia-atacante começou a dar os primeiros passos no futebol nas categorias de base do Grêmio, onde já demonstrava um talento nato para a bola. Assis, irmão e destaque do Tricolor, dizia na época:
— Ele é o craque da família.
Após três anos marcantes no time profissional do Grêmio, ele saiu para o PSG em uma polêmica negociação no início de 2001. Na época ela já era convocado com frequência para a Seleção Brasileira, que viria a conquistar a Copa do Mundo no ano seguinte.
No entanto, foi no Barcelona que Ronaldinho alcançou o auge de sua carreira e virou o Bruxo. Ao lado de grandes craques como Deco e Eto'o, o brasileiro formou um ataque imbatível e conquistou títulos importantes como a Liga dos Campeões e o Campeonato Espanhol.
Sua alegria de viver e sua habilidade para fazer o impossível com a bola encantaram o mundo, e R10 se tornou um ídolo absoluto para milhões de fãs. E assim ele repetiu o feito no ano seguinte e foi novamente o melhor do mundo em 2005.
A carreira ainda teve passagem por Milan, Flamengo, Atlético-MG, Querétaro e Fluminense. Houve uma chance de retorno ao Grêmio em 2011, frustrada nos últimos instantes.
Rolês aleatórios
Aposentado dos gramados, Ronaldinho continua sendo uma figura presente no mundo do futebol. O ex-jogador é frequentemente convidado para participar de eventos e projetos relacionados ao esporte (ou não). Recentemente foi escolhido o embaixador de Miami, uma das sedes da Copa do Mundo de 2026.
Por outro lado, Ronaldinho também se envolveu em polêmicas. Em 2020, por exemplo, ele foi preso no Paraguai por se apresentar com documentação falsa e ficou detido por seis meses. Por lá, chegou a disputar o campeonato de futebol e levou seu time ao título.
O Bruxo também é frequente em outras situações inusitadas pelo mundo. Entre os rolês aleatórios estão aprender a fazer charuto na China, participar de filme com Mike Tyson e Jean-Claude Van Damme, cantar com João Lucas e Marcelo, Dennis DJ e Wesley Safadão, ser segurança em um reality show e, a mais clássica, batucar no encerramento na Copa do Mundo da Rússia, em 2018.