O burburinho começou quando a imagem de um crachá da COP29 com a foto e o nome Ronaldinho de Assis Moreira caiu nas redes sociais. Ela foi localizada por funcionários que faziam a distribuição de credenciais do evento. Muitos chegaram a achar que era brincadeira.
A presença do ex-jogador gaúcho na conferência do clima começou a ganhar contornos de verdade quando o próprio Ronaldinho Gaúcho postou, em seu Instagram. Em um story feito nesta terça-feira aparecia em uma foto dentro de um avião com a inscrição: "Olá, Baku, nos vemos em breve, já já estou aí".
Nenhuma agenda oficial foi anunciada até esta quarta-feira (13). Mas ele já é visto circulando pelos pavilhões no Estádio Olímpico, onde ocorre o encontro. O vídeo acima foi feito pela comunicadora Thuane Nascimento, diretora executiva do Perifa Connection.
Ronaldinho teria sido convidado pelo governo do Azerbaijão como espécie de garoto propaganda do evento. Ambientalistas, no entanto, temem que ele tenha sido convocado para uma ação de relações públicas de empresas ligadas ao petróleo, criticadas por ONGs.
O próprio Azerbaijão, a exemplo dos Emirados Árabes Unidos, que sediaram em Dubai a COP 28, em 2024, é criticado por hospedar o evento sem demonstrar compromissos com redução de combustíveis fósseis.