A tenista chinesa Qinwen Zheng venceu a tcheca Barbora Krejcikova, nesta sexta-feira (8), e se tornou a primeira finalista do WTA Finals.
Zheng fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/5, em uma hora e 40 minutos.
A chinesa de 22 anos, que participa pela primeira vez do torneio, tentará levantar o troféu na final de sábado e se tornar a primeira asiática a comemorar o título. Sua compatriota Na Li foi vice-campeã em 2013.
Zheng, campeã olímpica este ano nos Jogos de Paris, dominou a partida desde o início, conseguindo uma quebra na primeira oportunidade que teve, e fechou o primeiro set em 40 minutos.
A segunda parcial começou com a mesma dinâmica: uma quebra logo no começo para a chinesa, que rapidamente abriu 3-0. No entanto, Krejcikova reagiu e equilibrou a partida, mas não conseguiu evitar a derrota.
—É o meu primeiro Masters de fim de ano e estou na final, é algo incrível —comemorou Zheng, que admitiu que em algumas partes do segundo set foram "complicadas.
No ano passado, Qinwen Zheng foi finalista do WTA Elute Trophy, competição que reúne as classificadas do nono ao 19º lugar no ranking e mais uma convidada. Na decisão, ela perdeu para a brasileira Bia Haddad Maia.
* AFP