O brasileiro João Fonseca foi eliminado nas oitavas de final do Challenger de Helsinque, na Finlândia. Nesta quinta-feira (7), o carioca de 18 anos e número 3 do Brasil perdeu para o britânico Jan Choinski, 185º do ranking mundial por 2 a 1, de virada, parciais de 0/6, 6/1 e 6/2, após uma hora e 27 minutos de partida.
Esta foi a segunda derrota de Fonseca para Choinski, depois de ter perdido para o britânico no ATP do Estoril durante a temporada de saibro. Apesar da derrota, ele ainda segue com boas chances de disputar o ATP Next Gen, torneio que reunirá os oito melhores jogadores até 21 anos da temporada. Na classificação atual, o brasileiro está em sétimo lugar e só perderá esta posição se o norte-americano Nishesh Basavareddy vencer o Challenger de Knoxville, Estados Unidos. Ele está classificado para as quartas de final do torneio.
No começo da semana, João Fonseca se tornou o tenista sul-americano mais novo a entrar no top 150 da ATP aos 18 anos e 2 meses, algo que não ocorria desde 2006, quando Juan Martín del Potro tinha 17 anos e 5 meses.