A Polícia Nacional da Espanha prendeu neste sábado (23) três torcedores, sendo um menor de idade, do Real Madrid por insultos racistas contra Raphinha e Lamine Yamal, do Barcelona, durante goleada do time catalão no clássico de outubro, no Santiago Bernabéu.
Conforme a polícia, os detidos "realizaram manifestações xenófobas que atacaram a dignidade e a integridade moral de ambos", além de "gestos imitando primatas", direcionados aos jogadores do Barcelona.
A situação ocorreu logo após a equipe catalã marcar um gol, afirma a autoridade local. A polícia ainda diz ter tido "estreita colaboração dos serviços de segurança da equipe anfitriã", o Real Madrid.
Raphinha e Yamal marcaram na goleada do Barcelona sobre o seu principal adversário. Os outros dois gols foram marcados pelo centroavante polonês Robert Lewandowski.
A equipe catalã tem 33 pontos e é líder do campeonato espanhol. São seis à frente do Real, que é vice-líder.
Gafe
Ao divulgar as prisões em sua conta oficial na rede social X, a Polícia Nacional da Espanha cometeu uma gafe ao ilustrar a notícia com a imagem de dois agentes no estádio do Atlético de Madrid.
A conta oficial do Atlético respondeu: "As pessoas que vocês detiveram são torcedoras do outro time de Madrid. Estamos seguros de que é um erro".
A Polícia Nacional apagou a postagem com a imagem errada e colocou outra em seu lugar, ilustrada por um veículo da corporação.