O tenista italiano Jannik Sinner, número 1 do mundo, emendou sua terceira vitória no ATP Finals ao vencer o russo Daniil Medvedev, número 4, nesta quinta-feira (14), em Turim, e avançou à semifinal como líder do "Grupo Ilie Nastase".
Contra Medvedev, Sinner fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, em uma hora e 13 minutos.
O italiano terá a companhia do americano Taylor Fritz, que mais cedo derrotou o australiano Alex De Minaur (N.9).
Sinner entrou em quadra nesta quinta-feira já classificado graças à vitória de Fritz. No entanto, não deu mostras de relaxamento e presenteou a torcida local com mais uma alegria.
— O primeiro objetivo foi alcançado. Agora vamos ver o que acontece no sábado. Saber que já estava classificado não mudou nada para mim. Estou aqui para tentar ser melhor e para ganhar o maior número possível de jogos —declarou o número 1 do mundo depois da partida.
Medvedev eliminado
Medvedev, que tinha que vencer em dois sets para se classificar, foi matematicamente eliminado ao encarar um adversário que o derrotou em oito dos últimos nove jogos em que se enfrentaram.
No segundo set, Sinner conseguiu uma quebra rapidamente para abrir 3-1. Medvedev reagiu e conseguiu empatar em 4-4, mas o italiano ressurgiu e venceu dois games seguidos para selar a vitória.
No ano passado, Sinner foi derrotado na final do torneio pelo sérvio Novak Djokovic, que não está presente desta vez para defender o título.
O italiano de 23 anos jogará a semifinal no sábado contra o segundo colocado do "Grupo John Newcombe", que terá sua definição na sexta-feira com os confrontos pela terceira e última rodada: Alexander Zverev x Carlos Alcaraz e Casper Ruud x Andrey Rublev.
Fritz também avança
Quem foi beneficiado pela vitória de Sinner foi o americano Taylor Fritz, que jogará a semifinal com o campeão do outro grupo, que no momento é Zverev, número 2 do mundo e que venceu seus dois primeiros jogos.
O americano vencer o australiano Alex De Minaur e teve que esperar Sinner vencer ao menos um set para matematicamente se garantir nas semifinais.
* AFP