O que Lewandowski, Alaba, Neymar e Braithwaite têm em comum? O que os une é um nome incomum, mas imponente. Pini Zahavi é o responsável por gerir a carreira destes jogadores e de muitos outros espelhados pelo mundo.
O empresário, com mais de 70 anos (há divergências sobre a sua data de nascimento,) é dono da Gol International, uma das maiores empresas quando o assunto é transferência de jogadores, embora Zahavi tenha nascido e iniciado sua vida profissional com pouco destaque no mercado da bola.
Israelense, Zahavi iniciou sua vida no futebol como jornalista. Enquanto ainda fazia a cobertura de clubes locais participou, em 1979, de sua primeira negociação de jogadores. Porém, apenas em 1998 passou a se dedicar exclusivamente à função de empresário.
Seu poder no mundo da bola começa a se espalhar no começo do século, quando ingressa no futebol inglês, em 2000. Sua primeira transferência de impacto foi a ida do zagueiro Rio Ferdinand do West Ham para o Leeds United e, depois, para o Manchester United.
No Brasil, a primeira aparição foi em 2005. Zahavi tinha conexões com o iraniano Kia Joorabichian, representante da MSI, ex-parceira do Corinthians. Juntos, os dois levaram Carlos Tévez para jogar no clube paulista.
Zahavi gerencia a carreira de Neymar desde a ida do jogador para o Barcelona. Até então, o brasileiro era representado por Wagner Ribeiro. Ele já se manifestou sobre a possível saída do jogador do Al Hilal para o Santos.
— Não há negociações em andamento para Neymar deixar o Al Hilal. Ele está contratado e muito feliz lá — disse o empresário, de acordo com o jornalista Fabrizio Romano.