De olho nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, a gaúcha Nicole Silveira conquistou, neste sábado (16), a medalha de bronze na etapa de abertura da Copa do Mundo de skeleton, que vem sendo realizada em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Foi a primeira vez que o país alcançou o pódio na Copa do Mundo de Inverno em esportes olímpicos.
Este foi o melhor resultado da atleta no evento, superando o sétimo posto da etapa de Innsbruck, na Áustria, no ano passado. Na última semana, Nicole havia vencido a segunda etapa da Copa da Ásia de skeleton, superando sua noiva e parceira de treinos, a belga Kim Meylemans.
As 38 competidoras do skeleton feminino desceram 1.659 metros em duas baterias. Na primeira, a brasileira terminou na 13ª posição, completando o percurso em 54 segundos e 56 centésimos, mais de um segundo atrás da líder Janine Flock, da Áustria. Na segunda descida, apesar das parciais mais lentas no início, Nicole se recuperou e cruzou a chegada na sétima posição, em 53 segundos e 98 centésimos, 0 segundo e 54 centésimos atrás da vencedora da bateria, a norte-americana Sara Roderick.
No final, Nicole Silveira terminou com o terceiro melhor tempo na somatória das baterias, com 1min48seg54, levando o bronze. A britânica Amelia Coltman ficou com o ouro e Janine Flock, com a prata. A segunda etapa da Copa do Mundo será realizada neste domingo(17), também em Pyeongchang. Serão oito no total.
Nicole Silveira se prepara para tentar dar ao Brasil o primeiro pódio nos Jogos Olímpicos de Inverno, em 2026, em Milão-Cortina. Nos Jogos de Pequim, em 2022, ela terminou em 13º lugar a prova de skeleton feminina. Atualmente, a gaúcha de 30 anos ocupa o terceiro lugar no ranking, justamente atrás de suas companheiras de pódio na Coreia do Sul.