Em um comunicado oficial, o Real Madrid informou, neste sábado (9), que o zagueiro brasileiro Éder Militão sofreu "uma ruptura completa do ligamento cruzado anterior com lesão em ambos os meniscos do joelho da perna direita" e deve perder o restante da temporada.
"Militão passará por cirurgia nos próximos dias", acrescentou o clube em comunicado divulgado após a vitória por 4 a 0 sobre o Osasuna pelo Campeonato Espanhol.
O Real Madrid não deu um prazo para o retorno do jogador, mas uma lesão com esta gravidade demanda vários meses de recuperação.
O zagueiro brasileiro teve que ser retirado do campo de maca aos 26 minutos do primeiro tempo contra o Osasuna e foi substituído pelo jovem Raúl Asencio, de 21 anos.
Em agosto de 2023, Éder Militão rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo no primeiro jogo do Campeonato Espanhol, contra o Athletic Bilbao, e ficou oito meses afastado após passar por cirurgia.
Além dele, o Real Madrid também perdeu por lesão o atacante Rodrygo e o lateral-direito Lucas Vázquez.
Rodrygo, que voltava aos gramados depois de se recuperar de uma lesão no bíceps femoral sofrida contra o Borussia Dortmund no dia 22 de outubro, teve que ser substituído aos 20 minutos do primeiro tempo por Brahim Díaz, aparentemente devido a um problema muscular.
Tanto Militão quanto Rodrigo estavam na lista de convocados pelo técnico Dorival Júnior para os jogos da Seleção pelas Eliminatórias contra Venezuela (14 de novembro) e Uruguai (19 de novembro).
Luvas Vázquez, por sua vez, jogou até o intervalo, mas também sentiu problemas musculares e deu lugar ao croata Luka Modric.
Após a grave lesão de joelho sofrida por Dani Carvajal, Vázquez passou a ser o único lateral-direito disponível no elenco merengue.
A goleada sobre o Osasuna foi importante para o Real Madrid afastar a crise depois de duas vitórias consecutivas no Santiago Bernabéu (4 a 0 para o Barcelona em LaLiga e 3 a 1 para o Milan na Champions), mas o time perde três jogadores importantes por lesão.