A Holanda cumpriu a missão de se classificar para quartas de final da Liga das Nações da Uefa ao golear a Hungria por 4 a 0 neste sábado (16), em Amsterdã, pela quinta rodada do Grupo A3.
Dois pênaltis convertidos no primeiro tempo por Wout Weghorst (21') e Cody Gakpo (45'+12) encaminharam a vitória, antes de Denzel Dumfries (64') e Teun Koopmeiners (86') completaram a goleada na etapa final.
O jogo foi marcado por uma interrupção de cerca de dez minutos logo no início, quando o auxiliar técnico da seleção da Hungria Adam Szalai passou mal e desmaiou no banco de reservas.
Depois de receber atendimento médico, Szalai foi levado de ambulância a um hospital da capital holandesa para passar por exames.
Gergö Szabo, assessor de imprensa da federação da Hungria, declarou pouco depois à emissora M4 Sports que o auxiliar estava "consciente" e "estável", tranquilizando sobre seu estado de saúde.
Passado o susto, a partida foi reiniciada e os holandeses levaram a melhor nesta "final", já que ambas chegavam empatadas com 5 pontos.
Uma vitória daria a vaga nas quartas tanto para a Holanda quanto para a Hungria, já que em outubro as equipes empataram em 1 a 1 em Budapeste e o primeiro critério de desempate na classificação é o confronto direto.
Por isso, a sexta rodada será apenas para cumprir tabela no grupo, em que a Alemanha garantiu a liderança com a goleada por 7 a 0 sobre a Bósnia neste sábado.
Na próxima terça-feira, a seleção alemã visita a Hungria, enquanto a Holanda vai enfrentar a Bósnia também fora de casa.
* AFP