Pela primeira vez na história, o Guarany de Bagé está classificado para a Copa do Brasil. Com a presença do Inter na Libertadores do ano que vem, abriu-se outra vaga para o Rio Grande do Sul na competição nacional em 2025, que ficou para o quinto classificado no Gauchão deste ano.
O Índio se junta a Grêmio, Juventude e Caxias como representante do Estado na primeira fase da Copa do Brasil — o Colorado entra na terceira e, como estará no torneio continental, não ocupa uma vaga gaúcha.
O último posto do RS na Copa será definido entre São José e Ypiranga, neste domingo (24), que se enfrentam pela final da Copa FGF. Quem vencer o campeonato, ficará com a vaga.
Copa do Brasil e Série D do Brasileirão
Logo no ano de retorno à primeira divisão do Gauchão, o Guarany conseguiu uma posição que o classificou para duas competições nacionais da temporada seguinte. Além da Copa do Brasil, o Índio vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro, também pela primeira vez em sua história.
No estadual de 2024, o bicampeão (1920 e 1938) passou da primeira fase na quarta posição, com 16 pontos. Nas quartas, perdeu para o Juventude em jogo único e acabou eliminado.
Na classificação geral do Campeonato Gaúcho, o time da região da Campanha terminou em quinto lugar. Foram 12 jogos, com quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas.
*Produção: Nikolas Mondadori