O título da Copa FGF — Troféu Zagallo, conquistado pelo São José neste domingo (24), passou pelas mãos e pelos pés do goleiro Fábio Rampi. Ídolo do Zeca, o camisa 1 brilhou nas cobranças de pênaltis contra o Ypiranga e assegurou o segundo troféu da competição para o time da Zona Norte.
E o goleiro está sendo uma peça fundamental para o São José após o rebaixamento à Série D. Neste domingo (24), Fábio fez seu jogo de número 383 com a camisa do Zeca com muita maestria: defendeu dois pênaltis e converteu outro contra o Canarinho, garantindo o segundo troféu da Copinha ao time da Zona Norte.
— Esse título representa muita coisa para nós. Viemos de um ano muito difícil, tanto fora de campo, com as enchentes, como dentro de campo, com o rebaixamento na Série C. Estamos vivendo um momento de reconstrução. E o processo de reconstrução fica mais "fácil" quando começamos a construir com vitórias e título. Obviamente que terão derrotas, mas dessa maneira que conquistamos a Copinha fica mais fácil. E eu fico muito feliz de participar de momentos como esse — destacou o goleiro.
Durante a campanha do título, o São José perdeu apenas um jogo, justamente para o Ypiranga, na partida de ida da final. Para Rampi, o troféu foi justo por tudo aquilo que o elenco apresentou nos 12 jogos disputados.
— Foi mérito de muito trabalho, de um grupo batalhador, um grupo que não desiste nunca. Foi um campeonato que vencemos por merecimento, sem dúvida alguma — disse.
Planejamento para 2025
Com o título da Copa FGF, o São José ganhou vaga para disputar a milionária Copa do Brasil em 2025. Também decidirá a final da Recopa Gaúcha contra o Grêmio, mas antes disso precisa se preparar para o Gauchão, que inicia no dia 22 de janeiro.
— Precisamos nos preparar muito bem para fazermos grandes competições em 2025. O Gauchão, principalmente, é um campeonato de tiro-curto, então é necessário chegarmos preparados. Esse processo de reconstrução continuará, mas o título de hoje (domingo) influencia para que tudo seja mais leve financeiramente falando — completou Fábio Rampi.