A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) definiu a delegação que vai representar o País na disputa do último Grand Slam do ano, em Tóquio. A aposta para fazer um bom papel no torneio foi na mescla de juventude e experiência. A competição acontece nos dias 7 e 8 de dezembro.
A equipe brasileira terá alguns dos medalhistas olímpicos de Paris-2024 e também novos atletas que fazem parte do processo de renovação da seleção para o ciclo de Los Angeles-2028.
No masculino, o Brasil vai contar com os olímpicos Michel Augusto (60kg), Rafael Macedo (90kg), e Leonardo Gonçalves (100kg). Já no feminino, o destaque fica por conta de Rafaela Silva, que vai lutar em sua nova categoria (63kg), o retorno de Jéssica Lima (57kg) e de Natasha Ferreira (48kg).
Para o torneio, a CBJ vai dar espaço para os jovens competidores. Nesta política de dar "quilometragem" para quem está despontando, Ronald Lima (66kg) e Bianca Reis (57kg) completam o time.
A inclusão da dupla faz parte da estratégia de investimento da gestão das equipes de transição da entidade de forma integrada ao alto rendimento. Além dos dois, que estarão na competição, a CBJ vai levar também jovens atletas para participar do treinamento de campo internacional, que acontecerá após o Grand Slam.
Confira os convocados:
Feminino:
- Natasha Ferreira (48kg) - Sociedade Morgenau (PR)
- Jéssica Lima (57kg) - Sogipa (RS)
- Bianca Reis (57kg) - Pinheiros (SP)
- Rafaela Silva (63kg) - Flamengo (RJ)
Masculino:
- Michel Augusto (60kg) - Sesi (SP)
- Ronald Lima (66kg) - Pinheiros (SP)
- Rafael Macedo (90kg) - Sogipa (RS)
- Leonardo Gonçalves (100kg) - Sogipa (RS)