A chinesa Zheng Qinwen, atual campeã olímpica e número 7 do mundo, derrotou a americana Sofia Kenin, 155ª do ranking, neste domingo (27), na final do WTA 500 de Tóquio, e conquistou seu terceiro título do circuito na temporada. Na carreira, ela soma cinco troféus.
Zheng fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (5) e 6/3, em duas horas e 27 minutos se tornou a primeira tenista de seu país a vencer o tradicional evento japonês. Em 2022, ela havia ficado com o vice-campeonato. Apesar do título, a jogadora de 22 anos irá se manter na mesma posição na classificação mundial.
Kenin, que no sábado teve que abandonar a semifinal de duplas por problemas físicos, conseguiu disputar a partida com uma proteção na coxa direita, sem dar sinais de lesão.
Ex-número 4 do mundo, a norte-americana dará um grande salto no ranking. Escalando 67 posições irá atingir o 88º lugar.
O título nas duplas ficou com duas jogadoras locais pela segunda vez na história. Shuko Aoyama e Eri Hozumi derrotaram a compatriota Ena Shibahara e a alemã Laura Siegemund por6/4 e 7/6 (3) e repetiram o feito de Miyu Kato e Makoto Ninomiya em 2018.
* AFP