Não faz muito tempo, Stefanos Tsitsipas fazia planos de brigar pela liderança do ranking mundial. Realizando um segundo semestre bastante ruim e acumulando eliminações, o tenista grego tenta, no ATP 500 da Basileia, na Suíça, voltar a uma semifinal após pouco mais de quatro meses.
Desde o ATP 250 de Gstaad, em julho, também na Suíça, que Tsitsipas não avança a uma semifinal. Na ocasião, acabou eliminado pelo italiano Matteo Berrettini. A nova chave ocorre nesta sexta-feira, na qual terá pela frente o prodígio francês Alexander Fils.
Terceiro favorito na Basileia, o grego garantiu vaga nas quartas de final ao superar o holandês Botic van de Zandschulp em sets diretos, parciais de 7/6 (3) e 7/5, enquanto o francês, cabeça de chave 7, fez 7/5 e 6/3 sobre o espanhol Pedro Martínez.
Quem também passou para as quartas de final foi o norte-americano Ben Shelton, cabeça 6 e parceiro de Fils no torneio de duplas na Suíça, ao superar o veterano Stanislas Wawrinka com 7/6 (2) e 7/5. O rival será o principal favorito, o russo Andrey Rublev.
Destaque, ainda, para o dinamarquês Holger Rune, quarto favorito, que superou o convidado local Dominic Stricker com 6/3 e 7/6 (2) e agora desafia o belga David Goffin por vaga entre os quatro melhores.
Bicampeão do torneio em 2022 e 2023, o canadense Félix Auger-Aliassime foi eliminado pelo francês Giovanni Mpetshi Perricard, que fez 6/1 e 7/6 (8) para chegar às quartas, onde vai enfrentar outro jogador do Canadá, Denis Shapovalov, que passou pelo espanhol Roberto Bautista Agut por 6/3 e 7/6 (4).