Se na Conferência Leste o Boston Celtics segue como a franquia a ser batida, no Oeste a disputa promete ser mais acirrada. Dallas Mavericks, Oklahoma City Thunder e Denver Nuggets despontam como favoritas para a próxima temporada, que começa em 22 de outubro.
Além do trio, mais 12 franquias fazem parte da conferência. Há equipes que se reforçaram em busca de um protagonismo maior. Ao mesmo tempo, existem times que buscam desenvolver talentos de olho em um futuro promissor.
Os favoritos do Oeste
Campeão da conferência na temporada passada, os Mavericks seguem sob o comando de Luka Doncic, armador sempre favorito ao prêmio de MVP. Para superar o revés contra os Celtics na final e conquistar o título que não vem desde 2011, a aposta é na parceria do esloveno com Kyrie Irving, que soube encontrar seu espaço no time de Dallas e em um ressurgimento de Klay Thompson, recém chegado dos Warriors.
Equipe com mais vitórias na temporada regular, o Thunder promete entrar mais forte na briga. Ainda que siga faltando experiência em momentos decisivos, a base com Shai-Gilgeous, Jalen Willians e Chet Holgren ganhou o acréscimo de Alex Caruso e Isaiah Hartenstein.
Por fim, os Nuggets, do três vezes MPV Nikola Jokic, quer mostrar que ainda pode entregar competitividade. O elenco até perdeu força com a saída de Kentavious Caldwell-Pope, mas um quarteto de Jokic, Jamal Murray, Michael Porter Jr. e Aaron Gordon não pode ser ignorado.
Brigam por playoffs
A luta pelos playoffs deverá ficar entre sete franquias. Sendo assim, duas delas acabarão ficando pelo caminho na busca pelo título. Os Timberwolves têm tudo para repetir o feito do ano passado e avançar de forma direta. Grizzlies em ascensão, além do Suns e dos Kings também chamam atenção.
A dupla de Los Angeles segue com nomes fortes, mas ainda precisará provar que suportará a temporada toda. Os Pelicans dependerão mais uma vez da saúde de Zion Williamson para irem mais longe, o que não foi possível nos últimos anos.
Foco no futuro
Sobraram cinco franquias que dificilmente irão brigar pelos playoffs na temporada. Um caso é bem específico. Os Warriors parecem ter deixado os tempos áureos no passado. Curry perdeu a parceria de Klay Thompson e o futuro parece incerto.
Jazz, Blazers, Rockets e Spurs devem ter mais derrotas do que vitórias. O time de Utah ainda pode surpreender com alguma troca para somar talento ao lado de Markkanen, enquanto o trio planeja desenvolver os talentos que já possui.