Não existe ganhar sozinho na NBA. Desde sempre foi necessário ter dois ou mais jogadores de alto nível para que uma franquia tenha sucesso na liga norte-americana de basquete. Geralmente, para levantar o troféu no final da temporada é necessário ter um trio talentoso e capaz de decidir jogos em diferentes momentos.
Os exemplos são diversos. Michael Jordan, Scott Pippen e Dennis Rodman na década de 1990 com o Chicago Bulls ganharam seis títulos. Anos antes, o Showtime Lakers, de Magic Johnson, Kareem Abdul-Jabbar e James Worthy faturou cinco troféus durante a década de 1990.
Mais recentemente, o big three do Miami Heat com LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh marcou a NBA entre 2011 e 2014, com dois títulos. Ainda houve o trio do Golden State Warrios, com Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green, que por três temporadas se tornou um quarteto de sucesso tendo Kevin Durant. Foram quatro taças nos últimos 10 anos.
Existem muitos outros conjuntos que conseguiram sucesso na NBA, além de exemplos negativos, dos quais se esperava muito, mas nada foi entregue. Para a temporada 2024/2025, que começa no dia 22 de outubro, existem trios que podem fazer história.
Boston Celtics - Tatum, Brown e Holiday
Este trio já fez história na última temporada com o título dos Celtics. O pivô Kristaps Porzingis inicialmente chegou para format o big three. No entanto, as lesões o afastaram de muitos jogos. Para a sorte do torcedor fanático de Boston, Jrue Holiday assumiu o protagonismo e complementou muito bem o jogo de Jaylen Brown e Jayson Tatum.
Philadeplhia 76ers - Embiid, Maxey e George
A dupla formada por Joel Embiid e Tyrese Maxey já era considerada forte. Contudo, faltava algo para os 76ers conseguirem dar um passo a mais na NBA. Paul George foi contratado para formar um trio de respeito e capaz de vencer o Boston Celtics na Conferência Leste.
New York Knicks - Brunson, Bridges e Towns
Outro trio de impacto no Leste é dos Knicks. Jalen Brunson subiu de nível e se tornou um All-Star na última temporada. Por conta disso, a franquia buscou Mikal Bridges em uma troca com o Brooklyn Nets, e conseguiu Karl-Anthony Towns em outra movimentação com o Minnesota Timberwolves. É um trio que pode dar certo caso consiga se complementar bem.
Dallas Mavericks - Doncic, Irving e Thompson
Na Conferência Oeste também existem bons trios. O atual vice-campeão Dallas Mavericks buscou Klay Thompson, ex-Warriors, para se juntar a dupla que deu bastante certo na última temporada. Luka Doncic e Kyrie Irving jogaram como se fossem companheiros de anos e agora contarão com a experiência de quem já fez parte de conjuntos de sucesso.
Phoenix Suns - Booker, Durant e Beal
Na última temporada, o trio dos Suns teve grande expectativa, mas não conseguiu corresponder. O fracasso passou principalmente pelo grande período de ausência de Bradley Beal. Para a nova temporada, Kevin Durant e Devin Booker seguirão com o protagonismo, mas esperam contar com o companheiro mais vezes.
Sacramento Kings - Sabonis, Fox e DeRozan
Por nomes pode ser um trio subestimado inicialmente. Entretanto, o trio dos Kings pode surpreender positivamente. Domantas Sabonis e De'Aaron já vinham fazendo uma boa dupla em Sacramento, mas faltava alguém mais experiente e com vontade de fazer história. Demar DeRozan chegou recentemente e espera ser a peça que faltava.