Na última temporada da NBA, a Conferência Leste foi dominada pelo Boston Celtics. A franquia se tornou campeã da liga norte-americana de basquete pela 18ª vez e segue como favorita para a próxima temporada da NBA, que começa no dia 22 de outubro.
Além dos Celtics, mais 14 franquias fazem parte da conferência. O nível de algumas equipes aumentou na offseason por conta de contratações relevantes. No entanto, no Leste ainda há times com pouca profundidade de talentos e que não devem incomodar a maioria dos adversários.
Os favoritos do Leste
Os Celtics seguem como a equipe a ser batida na conferência. A base do time campeão se manteve a mesma e a segunda temporada com Holiday, White, Brown, Tatum e Porzingis juntos promete ser ainda melhor.
Para bater de frente com Boston, algumas franquias fizeram movimentações ousadas, que as colocaram um patamar acima. O New York Knicks realizou as principais trocas e montou um quinteto titular de respeito. Mikal Bridges e Karl-Anthony Towns se juntaram a Jalen Brunson, Josh Hart e OG Anunoby.
Já o Philadelphia 76ers trabalhou no mercado de jogadores sem contratos para trazer Paul George e montar um dos melhores trios da atualidade. O ala se junta a Tyrese Maxey e Joel Embiid, que já faziam estragos como dupla e agora terão mais uma peça no time para chamar a responsabilidade nos momentos decisivos.
Brigam por playoffs
A disputa por vaga nos playoffs deverá ficar com sete franquias. Com isso, duas delas vão acabar ficando de fora da disputa pelo título. O cenário deve ser bem parecido com o da última temporada, na qual Cleveland Cavaliers, Orlando Magic, Milwaukee Bucks e Indiana Pacers avançaram de forma direta.
Os 76ers chegaram pelo play-in e nesta temporada deve brigar pelas principais posições. O Miami Heat foi outro que precisou passar pela repescagem e assegurou a oitava e última vaga. O time liderado por Jimmy Butler deve ter que passar por isso mais uma vez e disputar a ida aos playoffs com o Atlanta Hawks e o Chicago Bulls.
Foco no futuro
Ainda sobraram cinco franquias que dificilmente vão brigar pelos playoffs nesta temporada. São times com alguns talentos, mas sem profundidade de elenco necessária para aguentar uma temporada longa como é a da NBA.
Brooklyn Nets, Charlotte Hornets, Detroit Pistons, Toronto Raptors e Washington Wizards devem ter mais derrotas do que vitórias. No entanto, tudo pode mudar com alguma troca durante a temporada e ao menos entretenimento essas equipes sabem gerar.