O Minas Tênis Clube é o campeão do Torneio de Abertura da temporada 2024-25 do NBB. Nesta sexta-feira (4), na decisão disputada no Ginásio Nílson Nélson, em Brasília, o time mineiro derrotou o Vasco da Gama (RJ) por 76 a 52 e ficou com o primeiro título da temporada.
O armador argentino Franco Baralle terminou com 17 pontos, foi o cestinha da partida e teve o nome gritado pelos companheiros como “MVP”.
— O objetivo do torneio era consolidar o time, foram nossos primeiros jogos amistosos. Ainda temos muito para melhorar, a temporada é muito longa. Para mim, voltar a treinar com o time é muito bom, fiz um treino antes do primeiro jogo contra o Vasco, foi o único treino que pude fazer. Então, pessoalmente, é voltar, ganhar minutagem, pegar ritmo, a vitória foi algo a mais. O importante era que o time se consolidasse. Temos um bom ambiente no time, com boas pessoas, bons jogadores, isso faz o time crescer — comentou Baralle.
No Vasco, o armador Jamaal Smith, de 39 anos, lamentou ainda o pouco entrosamento com o restante dos companheiros.
— Para nós, nessa semana, foi a primeira vez que conseguimos ver como estava o time. Acabei de chegar, há duas semanas. Estamos encaixando ainda, acho que crescemos muito essa semana. Claro que é pré-temporada, mas, mesmo assim, todos querem ganhar o campeonato. Não ficamos felizes com o resultado, mas nosso objetivo é o NBB. Todo o respeito pelo Minas que é um time muito bom, alguém que vamos brigar durante toda a temporada. Estamos na caminha de dia após dia, nos preparando para o NBB — disse o americano.
Flamengo garante terceiro lugar
Com uma vitória construída período por período, o Flamengo (RJ) superou o Brasília Basquete (DF) por 83 a 63 e conquistou o terceiro lugar.
Kayo Gonçalves foi maior pontuador do Flamengo com 17 pontos. Franco Balbi não anotou nenhum ponto, mas foi o mais eficiente da equipe, com 13 assistências e nove rebotes. No Brasília, Lucas Lacerda foi o destaque, com 12 pontos, oito assistências e sete rebotes.
Botafogo supera Caxias e fica com a quinta posição
Na disputa pelo quinto lugar, o Botafogo precisava superar o Caxias do Sul Basquete por mais de cinco pontos de diferença, devolvendo a derrota da última quinta-feira (69 a 64).
Com uma grande atuação, o time carioca não só atingiu seu objetivo, mas impôs uma vitória por 91 a 55 para faturar a quinta posição.
O ala norte-americano Fredrick Thomas, foi o cestinha doBotafogo, com 18 pontos, sete rebotes e seis assistências. Na equipe da Serra Gaúcha, Vini Chagas terminou como o cestinha da partida, com 19 pontos, além de pegar cinco rebotes.