O russo Karen Khachanov derrotou o canadense Gabriel Diallo por 2 a 1, parciais de 6/2, 5/7 e 6/3, em duas horas e 23 minutos de partida, e é o campeão do ATP 250 de Almaty, no Cazaquistão.
A vitória neste domingo (20) representa para o vice-campeão olímpico em Tóquio, o sétimo título em nove finais no circuito. Em 2024, ele já havia vencido em Doha, em fevereiro.
Ex-número 8 do mundo, o tenista de 26 anos irá figurar em 24º lugar na classificação a partir de segunda-feira (21), duas posições acima de seu atual ranking.
— Muitas emoções, agora estou aliviado e super feliz. Não se pode esperar que uma final seja fácil, sem tensão, mas foi até 6-2, 4-2. Aí ele começou a relaxar, a tentar um pouco mais e de repente virou a partida — disse Khachanov sobre o desenrolar da decisão.
Surpresa do torneio, Diallo disputou a primeira decisão da carreira. Campeão de três competições de nível Challenger, ele irá escalar 31 lugares e irá atingir a melhor posição da carreira, chegando ao 87º lugar.
Indianos ficam com título nas duplas
A final de duplas teve duas equipes que não estavam entre as principais favoritas. Melhor para os indianos Rithvik Bollipalli e Arjun Khade, que não só disputaram a primeira decisão no circuito, como também conquistaram o primeiro título. Com parciais de 3/6, 7/6 (3) e 12-10, em jogo que teve uma hora 43 minutos, eles venceram a parceria do colombiano Nicolás Barrientos e do tunisiano Skander Mansouri.
Esta foi a quarta decisão que os indianos jogaram juntos. Nas três anteriores, em competições Challenger, eles haviam vencido uma e perdido duas.