O norte-americano Tommy Paul se sagrou bicampeão do ATP 250 de Estocolmo, na Suécia. Na decisão disputada neste domingo (20), ele derrotou o búlgaro Grigor Dimitrov por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3, em jogo que teve uma hora e 25 minutos de duração.
Campeão da edição de 2021, o tenista de 27 anos comemorou o quarto título no circuito em sete finais. Em 2024, foi o terceiro troféu do número 13 do mundo, que subirá uma posição e irá igualar o melhor ranking da carreira.
A campanha de Paul em Estocolmo foi de quatro vitórias e nenhum set perdido, deixando pelo caminho os sérvios Laslo Djere e Miomir Kecmanovic e o suíço Stan Wawrinka, antes da decisão com Dimitrov, que havia sido campeão do torneio sueco em 2013 e vice em 2014 e 2017 e que buscava o 10º título de ATP em 21 finais disputadas.
— Sinto que a cada partida joguei um pouco melhor e melhor. Hoje saí jogando de maneira incrível, então fiquei definitivamente feliz com o desempenho — avaliou Tommy Paul.
Ex-número 3 do mundo em novembro de 2017, o búlgaro de 33 anos também irá ganhar uma posição pelo desempenho na Suécia e passará a ser o nono colocado do ranking que será atualizado pela ATP, na segunda-feira (21).
Favoritos vencem nas duplas
Cabeças de chave número da chave de duplas, o finlandês Harri Heliövaara e o britânico Henry Patten confirmaram o favoritismo e faturaram o título. Na decisão, eles marcaram 7/5 e 6/3, em uma hora e 17 minutos de jogo, sobre tchecos Petr Nouza e Patrik Rikl.
Este foi o quarto título da parceria em seis finais, todas em 2024. Os campeões de Wimbledon ainda venceram dois torneios da série Challenger da ATP.