A Confederação Brasileira de Remo (CBR) irá homenagear os sete adolescentes do projeto “Remar para o Futuro” que morreram em acidente na madrugada desta segunda-feira (21) no interior do Paraná. Conforme a entidade, o campeonato Jovens Talentos, que será realizado no fim de novembro, no Rio de Janeiro, terá homenagens aos gaúchos.
O torneio é utilizado como forma de revelar novos remadores brasileiros e já ocorre há alguns anos pela CBR. O projeto pelotense iria participar da disputa na Lagoa Rodrigo de Freitas na capital carioca.
Além dos sete adolescentes, outras duas pessoas morreram no acidente. Um outro atleta do projeto sobreviveu e está em observação no hospital São José, em Joinville, em Santa Catarina.
Os jovens tinham entre 15 e 20 anos e haviam participado de uma competição em São Paulo. O grupo havia participado do Campeonato Brasileiro de Remo. Na competição, o time havia conquistado sete medalhas nas categorias em que competiu.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF) paranaense, uma carreta — com placas de Rio Grande — teria perdido os freios e derrubado, em cima da van em que estava o grupo, um contêiner que carregava. Um terceiro veículo envolvido teria conseguido escapar. Com o impacto, o coletivo teria rodado e saído da pista, na altura do km 665 da rodovia.
Nove pessoas morreram — sete atletas e o coordenador da equipe de remo, além do motorista da van.
- Henry da Fontoura Guimarães, 15
- Samuel Benites Lopes, 15 anos
- João Pedro Kerchiner, 17
- Helen Belony, 20
- Nicoli Cruz, 15
- Angel Souto Vidal, 16
- Vitor Fernandes Camargo, 17
- Oguener Tissot, 43 (coordenador)
- Ricardo Leal da Cunha, 52 (motorista)