A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) confirmou nesta quinta-feira (10) a permanência de Aleksandar Petrovic como técnico da seleção masculina. O croata seguirá à frente da equipe brasileira após o título do Pré-Olímpico em Riga, na Letônia, e o sétimo lugar na Olimpíada de Paris.
Além dele, continuarão na comissão técnica para o ciclo até Los Angeles, em 2028, os auxiliares Tiago Splitter, Bruno Savignani, Demétrius Ferraciú e Helinho Garcia.
— Estou muito contente por poder seguir no comando do Brasil. Pelos jogadores, pelo corpo técnico, pela CBB e por todo o apoio da torcida, que me enviou muitas mensagens para seguir no projeto. Agora vamos continuar o trabalho desse último verão europeu, nos Jogos Olímpicos. Nossa meta é preparar muito bem o grupo para as próximas duas janelas para a Americup — comentou Petrovic.
O Brasil volta à quadra nos dias 21 e 24 de novembro, com mais uma janela das Eliminatórias da Americup 2025. O Brasil recebe, em casa, o Uruguai e o Panamá. Em fevereiro do próximo ano, fechando a competição, será a vez de jogar na casa dos rivais.
No fim do ano ano que vem, a equipe brasileira terá pela frente as Eliminatórias da Copa do Mundo Fiba 2027, que será disputada no Catar. Ao lado dos Estados Unidos, o país é o único a disputar todas as edições do torneio. Antes, disputará a Americup na Nicarágua.
Essa é a segunda passagem de Petrovic na seleção brasileira. A primeira começou em 2017 e terminou em 2021. Na ocasião, disputou a Copa do Mundo de 2019, na China, quando foi eliminado na segunda fase.