A terça-feira (8) foi positiva para o tênis brasileiro no ATP Challenger 100 de Villa María, cidada na província de Córdoba, na Argentina, com duas vitórias na chave principal e outras duas na rodada final do qualificatório.
Quarto melhor jogador do Brasil, o paulista Felipe Meligeni eliminou o libanês Hady Habib por 2 a 0, parciais de 6/4 e 7/6 (3), em 1h34min de jogo. Número 165 do mundo, ele vai enfrentar na próxima rodada o sétimo cabeça de chave, Juan Manuel Cerúndolo, que venceu o duelo argentino com Juan Pablo Ficovich por 6/2 e 6/1, em exatos 60 minutos.
Pedro Sakamoto, que ocupa a 286ª posição no ranking da ATP, superou o convidado local Juan Ignacio Londero, ex-número 50 do mundo em novembro de 2019, ano em que chegou às oitavas de Roland Garros. O paulista de 31 anos fez 2 a 1, parciais de 7/5, 6/7 (3) e 6/0, após 2h39min de partida.
Na segunda rodada, Sakamoto vai ter pela frente mais um tenista da casa, o oitavo cabeça de chave Agustín Gómez, que passou pelo equatoriano Alvaro Guillén por 3/6, 7/5 e 7/6 (0).
Vagas no qualificatório e estreias na quarta
Dois jogadores brasileiros superaram o qualificatório. O paulista Mateus Pucinelli venceu o argentino Álex Valera, por duplo 6/3, e vai desafiar mais um local, Francisco Comesaña, segundo favorito e vice-campeão do Challenger de Buenos Aires, no último domingo.
Em duelo nacional, o paulista Mateus Alves derrotou o gaúcho Orlando Luz por 6/2 e 6/3 e avançou para a chave principal. Sua estreia será nesta quarta (9), diante do convidado argentino Luciano Ambrogi.
Outro brasileiro que fará sua estreia será Gustavo Heide, quinto melhor do país. Número 188 do mundo, o paulista vai encarar o qualifier argentino Nicolás Kicker.