Na história do futebol americano, Philadelphia Eagles e Green Bay Packers já estão marcados por suas conquistas, pelos grandes jogadores que tiveram e, a partir do dia 6 de setembro de 2024, por serem as primeiras franquias da National Football League (NFL) a jogar no Brasil. O confronto entre as equipes ocorre na sexta-feira (6), às 21h15min, na Arena Corinthians, em São Paulo.
Os fãs de futebol americano conhecem bem os times. Ainda mais que são duas das principais torcidas no Brasil. De acordo com pesquisa realizada pelo Effect Sports — agência oficial da NFL no país —, na última temporada, em uma amostra de 13 mil torcedores, os Pakers lideram o ranking, com 12,25%, enquanto os Eagles estão em sétimo, com 4,76%.
Essas paixões pelas franquias são descobertas de diferentes formas, seja por algum jogador específico, pelas cores, pela cidade na qual a equipe está localizada ou por curiosidades aleatórias.
Conheça mais sobre as franquias da NFL que jogarão no Brasil
Philadelphia Eagles
A franquia está instalada na Filadélfia, no Estado da Pensilvânia, nos EUA. Os Eagles competem na NFL desde 1933, mas conseguiram vencer o seu primeiro e único Super Bowl apenas em 2018. Esse título fez com que a torcida aumentasse, principalmente pela forma com que a equipe venceu a partida contra o New England Patriots de Tom Brady.
O jogo foi vencido por 41 a 33, com Nick Foles — quarterback que era reserva e precisou assumir a titularidade nos playoffs após lesão de Carson Wentz — fazendo uma grande partida. Uma das jogadas de touchdown do Super Bowl LVII entrou para a história: o Philly Special.
Para os amantes dos filmes do Rocky Balboa, os Eagles têm forte ligação com a cidade onde se passam os filmes e o ator que interpreta o lutador.
Os treinamentos dele são realizados em Filadélfia, passando por diversos pontos turísticos da cidade. Além disso, o ator Sylvester Stallone é torcedor dos Eagles, com aparições durante jogos no Estádio Lincoln Financial Field.
Como mandantes do jogo, os Eagles optaram por mudar o uniforme que os jogadores vão utilizar. Mesmo com o verde sendo a principal cor, a franquia montou uma combinação com preto e branco, apenas os números tendo a principal tonalidade.
Um dos motivos atribuídos à mudança é o fato de ser mandante na Arena do Corinthians, que joga de preto e branco e tem o Palmeiras como principal rival. Ter duas equipes de verde atuando no estádio não agradaria muito os torcedores alvinegros.
Green Bay Packers
O visitante jogará de verde e tem como cor secundária o amarelo. Os "cabeças de queijo", como são chamados os torcedores dos Packers, por conta dos capacetes amarelos, são fanáticos e muito desse amor pela equipe chegou ao Brasil.
Fundado em 1919, os Packers são uma das poucas franquias que estão desde o início da NFL, criada em 1920. Antes da "Era Super Bowl", a equipe venceu nove títulos da liga. Após a criação do grande jogo que define o campeão, Green Bay venceu as duas primeiras edições, em 1966 e 1967, além de outras duas vezes, em 1996 e 2010.
Além das conquistas, há outros fatores que fazem os brasileiros torcerem pelos Packers. Grandes jogadores já vestiram a camisa da equipe, como os quarterbacks Brett Favre e Aaron Rodgers, que são considerados dois dos melhores da história da NFL.
O fanatismo dos torcedores de Green Bay também comove. Os Packers são a única franquia de propriedade pública. A equipe é propriedade de mais de 535 mil acionistas, em vez de um único indivíduo, parceria ou entidade corporativa.
Sendo assim, a franquia é a única na Liga que publica seu balanço financeiro anualmente. Para decidir as movimentações dentro da empresa, os Packers têm um conselho de acionistas.