O fã brasileiro de futebol americano não tem motivos para reclamar das equipes escolhidas para o primeiro jogo da história da NFL no Brasil. Philadelphia Eagles e Green Bay Packers são times qualificados, chegaram aos playoffs na última temporada e são cotados como candidatos ao próximo Super Bowl.
Além de serem franquias bem organizadas fora de campo, ambas têm bons jogadores que sabem fazer a diferença dentro do gramado. Na sexta-feira (6), quando a Arena Corinthians, em São Paulo, receberá a partida entre Eagles e Packers, às 21h15min, há atletas talentosos que podem decidir quem será o vencedor.
Os quarterbacks
A posição mais importante do futebol americano estará bem representada em São Paulo. As duas equipes têm quarterbacks jovens e com potencial de crescimento. Pelo lado dos Eagles, Jalen Hurts é o líder do ataque, com destaque para sua temporada 2022/2023, quando levou a franquia até o Super Bowl, mas saiu derrotado pelo Kansas City Chiefs.
Hurts é um quarterback de mobilidade, com bom passe, mas destacando-se em jogadas que precisa resolver com corridas. Do outro lado, os Packers contam com Jordan Love, que teve sua primeira temporada como titular no último ano e surpreendeu. Ele chegou na NFL em 2020 e precisou aguardar sua oportunidade durante três anos no banco de reservas.
Na época, o titular era Aaron Rodgers e Love estava sendo preparado para sucedê-lo. A preparação deu resultado e o jovem se tornou um dos principais nomes da posição, com destaque para a reta final da temporada, lançando 18 touchdowns e só uma interceptação nas últimas oito partidas.
Novidades em campo
Uma coincidência que as franquias que jogarão no Brasil têm é o fato de ambas terem contratado novos ruinning backs. E não foram quaisquer corredores. Os Eagles tiraram Saquon Barkley do rival New York Giants. O jogador era o principal nome da franquia, mas sofreu com lesões. Ele se ficou livre no mercado e virou um dos principais alvos das equipes da NFL.
A proposta de três anos e US$ 37,7 milhões dos Eagles convenceu Barkley, que entrará em um time competitivo, que precisava de um running back do seu nível. Josh Jacobs, dos Packers, fez um caminho bastante parecido. Ele era um dos poucos a entregar bons desempenhos no Las Vegas Raiders nas últimas temporadas, além de ter problemas de lesão.
Chegando ao fim o seu contrato com a franquia, Jacobs ficou livre no mercado e Green Bay ofereceu um acordo de quatro anos e US$ 48 milhões. Ele será uma adição importante, principalmente para ajudar no crescimento de Jordan Love como quarterback.
Não existe apenas ataque
As defesas das duas equipes também podem ser determinantes para definir um vencedor em São Paulo. Os jogadores de ataque realmente chamam mais a atenção do público, mas os defensores não podem ser desconsiderados.
Após cinco anos no Tampa Bay Buccaneers, Devin White resolveu trocar de ares e assinou com os Eagles. Ele é um linebackers com boa leitura de jogo e forte fisicamente. Uma de suas principais qualidades é neutralizar o jogo terrestre adversário, podendo ser o responsável por apagar a estreia de Jacobs.
Pelos Packers, o principal nome da defesa nos dois últimos anos é o cornerback Jaire Alexander. Sua principal função é evitar que os passes sejam completados. Ele costuma fazer isso com excelência, além de conseguir interceptações para devolver a bola para o seu ataque. Foram cinco em 2022, por exemplo.