O domingo é um dia sagrado para o fã da NFL. Do início da tarde até o final da noite há um cardápio variado de jogos da principal liga de futebol americano. Sair de casa se torna uma opção quase inegociável — a não ser que seja para um lugar no qual esteja passando algum jogo.
Após longos meses de espera, a temporada 2024/2025 da NFL inaugurou o seu primeiro domingo com 13 partidas. Dessa forma, a Semana 1 está quase completa. O Kansas City Chiefs venceu o Baltimore Ravens na abertura, disputada quinta-feira (5). No dia seguinte, o primeiro jogo na história realizado no Brasil, com o triunfo do Philadelphia Eagles sobre o Green Bay Packers, na Arena do Corinthians.
No domingo (8), foram diversas narrativas apresentadas, mas o destaque fica para as defesas que conseguiram vencer os jogos. Além disso, no Sunday Night Football — jogo do horário nobre nos Estados Unidos —, houve decisão da prorrogação pela primeira vez na temporada. Por fim, a rodada acaba nesta segunda-feira (9), com o duelo entre San Francisco 49ers e New York Jets, às 21h15min.
Defesas dominam e vencem
Em três partidas do primeiro domingo de NFL da temporada é possível creditar as vitórias para as defesas. Jogando fora de casa, contra um dos cotados a brigar pelo Super Bowl, o New England Patriots venceu por 16 a 10 o Cincinnati Bengals.
Na estreia do treinador Jerod Mayo, o sistema defensivo fez de tudo para o ataque comandado por Joe Burrow pontuar o mínimo possível. Foram três erros forçados, sendo um fumble praticamente no momento em que o jogador estava entrando na end zone para marcar o touchdown.
O Pittsburgh Steelers também conseguiu uma importante vitória fora de casa. Foram apenas 10 pontos sofridos contra o Atlanta Falcons, em um domingo inspirado de T.J. Watt. Ele infernizou Kirk Cousins em sua estreia pela nova equipe, conseguindo um sack, dois tackles para perda de jardas e um fumble recuperado. No fim, os Steelers marcaram 18 pontos, todos com o kicker Chris Boswell acertando field goals.
No terceiro jogo, o estreante Caleb Williams — primeira escolha do último draft — precisa agradecer bastante a defesa do Chicago Bears por lhe dar uma vitória. O Tennessee Titans vencia o duelo por 17 a 0 e o ataque não funcionava de jeito nenhum. O sistema defensivo começou a forçar erros, colocando o kicker brasileiro Cairo Santos em boas posições para acertar os chutes (foram três). Ainda teve um touchdown marcado por Jonathan Owens — marido da ginasta Simone Biles —, após um bloqueio de punt. Placar final foi de 24 a 17.
Detido antes do jogo e herói no final
Uma das narrativas que mais chamou a atenção no domingo envolveu o wide receiver Tyreek Hill. Quando ele estava indo para o estádio da partida entre Miami Dolphins e Jacksonville Jaguars, a polícia parou seu carro. O jogador foi detido e algemado no chão poucas horas antes do início do jogo. A ação policial se deu por conta de infrações de trânsito, de acordo com o empresário do atleta.
Hill foi liberado e se apresentou no estádio. Os Jaguars venciam por 17 a 0, mas os Dolphins conseguiram a virada com uma grande atuação do recebedor, que terminou com 130 jardas e um touchdown marcado. Na comemoração, Hill provocou o ocorrido de mais cedo e celebrou com as mãos para trás enquanto um companheiro de equipe fingia que lhe algemava.
Primeira prorrogação da temporada
No principal jogo do domingo, o Detroit Lions enfrentou o Los Angeles Rams. Foi uma reedição do duelo nos playoffs da última temporada. Assim como no confronto anterior, os Lions saíram vitoriosos, porém, dessa vez teve a emoção da prorrogação.
Os Rams conseguiram virar o placar no último quarto da partida e estava com boas chances e vitória. No entanto, a equipe da casa conseguiu se posicionar no campo para empatar com um field goal. No tempo extra, os Lions tiveram a primeira posse de bola e aproveitaram bem a oportunidade. Correram em todas as jogadas e marcaram o touchdown que decretou a vitória por 26 a 20.
A regra da prorrogação na temporada regular determina que a primeira equipe que marcar um touchdown vence, mesmo que o adversário não tenha tido a oportunidade. Nos playoffs, os dois times têm a chance no tempo extra.
Resultados da Semana 1 da NFL
Quinta-feira (5/9)
- Kansas City Chiefs 27x20 Baltimore Ravens
Sexta-feira (6/9)
- Philadelphia Eagles 34x29 Green Bay Packers
Domingo (8/9)
- New Orleans Saints 47x10 Carolina Panthers
- New York Giants 6x28 Minnesota Vikings
- Cincinnati Bengals 10x16 New England Patriots
- Atlanta Falcons 10x18 Pittsburgh Steelers
- Indianapolis Colts 27x29 Houston Texans
- Buffalo Bills 34x28 Arizona Cardinals
- Chicago Bears 24x17 Tennessee Titans
- Miami Dolphins 20x17 Jacksonville Jaguars
- Los Angeles Chargers 22x10 Las Vegas Raiders
- Seattle Seahawks 26x20 Denver Broncos
- Cleveland Browns 17x33 Dallas Cowboys
- Tampa Bay Buccaneers 37x20 Washington Commanders
- Detroit Lions 26x20 Los Angeles Rams
Segunda-feira (9/9)
- 21h20 – San Francisco 49ers x New York Jets - ESPN 2