A brasileira Bia Haddad Maia vai disputar a final do WTA 500 de Seul, na Coreia do Sul. Número 17 do ranking mundial, ela precisou superar uma rodada dupla neste sábado (21) para garantir vaga na sétima decisão de sua carreira. E curiosamente venceu duas irmãs russas.
A primeira a ser superada foi Polina Kudermetova, 163ª do mundo, que caiu em sets diretos, parciais de 6/2 e 6/1, em 1h18min de partida.
Cerca de três horas depois, Bia Haddad Maia voltou à quadra para encarar Veronika Kudermetova, irmã mais velha de Polina e 25ª do ranking, que foi superado em um duplo 6/4.
— Estou feliz e satisfeita com o meu dia. As condições não estavam fáceis, mas sinto que consegui jogar os pontos importantes de uma forma muito inteligente e, ao mesmo tempo, fui agressiva e devolvi bem o saque — afirmou Bia, que busca seu primeiro título em 2024.
Finalista do torneio em 2017, quando a competição era da categoria 250, Bia busca o quarto troféu de sua carreira, o primeiro em nível 500.
— Passei por condições bem diferentes ao longo da semana, então me sinto mais forte e preparada para a final— afirmou.
A brasileira enfrentará outra russa, Daria Kasatkina, na decisão. Cabeça de chave número um do torneio e 13ª do ranking, ela venceu a compatriota Diana Shnaider por 6/3 e 6/4.
Elas irão se enfrentar pela quarta vez. Bia venceu os dois primeiros jogos em 2023, mas perdeu no início deste ano, em Abu Dhabi.