Os Estados Unidos sofreram mais do que se imaginava, mas conseguiram avançar para a final das Olimpíadas. Após ficar atrás do placar durante quase todo o jogo, os EUA venceram a Sérvia por 95 a 91, com Stephen Curry sendo o principal destaque, com 36 pontos marcados.
O adversário na final dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 será a França. Os donos da casa venceram a Alemanha — atual campeã mundial — e vão para a segunda decisão olímpica na sequência.
O início de jogo da Sérvia foi intenso e com melhor aproveitamento nos arremessos. A vantagem no primeiro quarto foi de 31 a 23. Só não foi maior porque Stephen Curry marcou 17 pontos nos primeiros 10 minutos da partida.
No segundo quarto, os sérvios seguiram aproveitando os arremessos de três pontos e dominando o garrafão com Nikola Jokic. O banco dos EUA não contribuiu da maneira que se esperava, e o duelo foi para o intervalo com 54 a 43 para a Sérvia.
Após o retorno dos times do vestiário, os estadunidenses conseguiram tirar um pouco a diferença no início do terceiro quarto. No entanto, os sérvios se reencontraram e as bolas de três pontos voltaram a cair. Bogdanovic e Avramovic foram os principais responsáveis pelos tiros do perímetro.
O último quarto começou com os EUA precisando tirar uma vantagem de 13 pontos. Em menos de três minutos, a diferença caiu para cinco pontos, com Devin Booker e Curry fazendo a bola de três cair.
Na reta final, o principal nome foi Joel Embiid. Ele conseguiu dominar o garrafão, fez pontos e conseguiu um toco fundamental. O empate dos EUA vieram das mãos de LeBron James. Restando pouco mais de três minutos para o fim, o placar estava em 84 a 84.
A virada veio com uma bola de três pontos de Curry. A cesta ocorreu na jogada seguinte em que a Sérvia perdeu uma chance livre do perímetro. Depois disso, os EUA embalaram e conseguiram abrir vantagem de cinco pontos. Os sérvios seguiram vivos, porém, Curry não deu chances para uma nova reação e matou o jogo com dois lances livres.