No confronto mais aguardado das oitavas de final, França e Bélgica se enfrentaram, nesta segunda-feira (1º), em Düsseldorf, pelas oitavas de final. Os franceses venceram por 1 a 0 e garantiram a classificação para as quartas de final. A partida foi equilibrada do início ao fim e contou com um gol contra do zagueiro Vertonghen para decidir o duelo.
O início foi favorável para os belgas, que pressionaram a saída de bola e conseguiram criar as principais oportunidades, porém, pecando na finalização. A França conseguiu equilibrar, mas o jogo foi ao intervalo sem gols.
Na segunda etapa, a igualdade se manteve até os 40 minutos. Kolo Muani, que entrou no lugar de Thuram, recebeu a bola na área e finalizou bem, mas houve um desvio em Vertonghen que acabou tirando todas as chances do goleiro da Bélgica fazer a defesa.
A desvantagem no placar abalou os belgas, que não tiveram poder de reação. Com apenas dois gols marcados na competição, o país se despede da Euro. A França avança de fase com três gols na competição — sendo dois contra. Agora, os franceses se preparam para encarar Portugal nas quartas de final.