Com a abertura da janela de transferências na quarta-feira (10), os clubes brasileiros já podem realizar contratações para reforçar os elencos. A dupla Gre-Nal precisa de melhorias e deve ser ativa no mercado. Uma das oportunidades de contratações é a de jogadores sul-americanos que estão em baixa ou em clubes de menor expressão na Europa.
Nestes casos, jogar no Brasil em clubes do primeiro escalão, como Grêmio e Inter, que além do Brasileirão disputam torneios continentais como a Libertadores e a Sul-Americana, pode ser um bom caminho para a carreira.
Assim, Zero Hora levantou 10 nomes que poderiam ser buscados no Velho Continente para reforçar ou Grêmio ou Inter. Confira a lista.
Guillermo Maripán (zagueiro do Monaco)
Caso Grêmio ou Inter queiram investir em um zagueiro que chegue para ser dono da posição, o nome é Guillermo Maripán, de 31 anos. Ele defende o Monaco, que disputa o Campeonato Francês, e foi titular na maioria dos jogos. Além disso, esteve com a seleção do Chile na Copa América. É um zagueiro seguro, que sabe sair jogando com a bola e participa bastante da construção ofensiva.
Além disso, com 1m93cm, ele também é uma ameaça aérea no ataque. O "lado negativo" seria o valor de investimento. Por estar em um dos principais clubes da França desde 2019, Maripán é valorizado. Porém, a idade um pouco mais avançada faz com que o seu tempo no Monaco esteja chegando ao fim, sendo uma excelente opção para voltar ao futebol sul-americano.
Rodrigo Guth (zagueiro do Fortuna Sittard-HOL)
Zagueiro brasileiro de 23 anos que atua na primeira divisão holandesa, Guth fez uma ótima temporada pelo modesto Fortuna Sittard, da Holanda. Cria do Coritiba, ele foi negociado cedo para o futebol italiano. Sem chances na equipe principal da Atalanta, o atleta foi sendo emprestado para outros clubes.
Na passagem pelo NEC Nijmegen, da Holanda, destacou-se e chamou atenção do seu atual clube. Foi comprado em definitivo e, desde 2022, vem tendo boas atuações. Rodrigo já passou pelas seleções de base do Brasil e poderia ser uma boa aposta para agregar talento nas defesas de Grêmio e Inter.
Lautaro Valenti (zagueiro do Parma)
Defensor argentino de 25 anos, Valenti teve uma última temporada complicada pelo Parma. Não conseguiu atuar por conta de lesões, sendo uma grave no joelho. No entanto, saudável já se mostrou um zagueiro qualificado e que ainda pode evoluir.
Por conta dos problemas físicos, pode perder espaço na equipe que foi campeã da Série B da Itália e vai retornar à elite nesta temporada. O argentino não tem um valor alto de mercado, avaliado em 1,8 milhão de euro (R$ 10,5 milhões de acordo com a cotação atual), e pode ser uma boa alternativa para reforçar a dupla Gre-Nal.
Carlos Cuesta (zagueiro do Genk)
O último zagueiro dessa lista é o colombiano de 25 anos. Cuesta atua pelo Genk, da Bélgica, e é titular da Colômbia na Copa América. Seria um investimento ousado, mas que traria um resultado imediato para o clube que o contratasse.
Com 1m82cm, ele compensa a baixa estatura para um zagueiro com velocidade e intensidade na marcação. Ele defende o Genk desde 2019, mas, apesar de ser titular na maior parte das partidas, não chama muita atenção de clubes maiores do futebol europeu. Um retorno à América do Sul poderia ser importante para sua carreira, principalmente no Brasil, onde a visibilidade é maior.
Johan Mojica (lateral-esquerdo do Villarreal)
O lateral-esquerdo colombiano de 31 anos é uma boa alternativa para retornar ao futebol sul-americano em breve. Titular da seleção na Copa América, Mojica não vinha sendo aproveitado pelo Villarreal, clube da primeira divisão da Espanha que detém seu passe. Com isso, disputou a última temporada pelo Osasuña, também da elite espanhola.
É um lateral que gosta de atacar e chega bem à linha de fundo. Foi responsável por três assistências no último Campeonato Espanhol. Seu contrato com o Villarreal vai até metade de 2026, portanto, o empréstimo pode ser um bom negócio.
Marcos López (lateral-esquerdo do Feyenoord)
O peruano de 24 anos, que atua pelo Feyenoord, da Holanda, também faz a lateral esquerda. Contudo, não é o dono da posição no seu clube e pode ser que novos ares o ajudem a evoluir. Na Copa América, López foi titular em todos os jogos do Peru.
Ele se destaca por ser um lateral mais marcador. Não é considerado um jogador caro, dessa forma seria um negócio viável tanto para Grêmio, como para Inter, que são dois times com atletas questionados na posição.
Facundo Cáseres (volante do Farense-POR)
Do modesto Farense, da primeira divisão portuguesa, o volante argentino Facundo Cáseres, de 23 anos, pode ser uma boa aposta para ser o primeiro homem do meio de campo. O jovem jogador se destacou pelo Veles Sarsfield, da Argentina, e foi emprestado por duas temporadas para o NK Instra, da Croácia.
Foi bem em seus dois anos na liga croata, tendo atuações acima da média. Com o fim do vínculo com a equipe argentina, ele foi para o Farense, onde não conseguiu desempenhar o seu melhor futebol. Um retorno para a América do Sul pode ser importante para sua evolução como jogador.
Gastón Pereiro (meia do Cagliari)
O meio-campista uruguaio de 32 anos pertence ao Cagliari, da Itália, mas defendeu o Ternana, da segunda divisão italiana, na última temporada. Marcou cinco gols e deu três assistências em 18 partidas disputadas, destacando-se como um meia cerebral.
Sem espaço no Cagliari, Pereiro surge como boa alternativa para a dupla Gre-Nal, que não tem jogadores substitutos para a função de camisa 10. O uruguaio ainda tem como ponto forte a bola parada.
Fernando (atacante do RB Salzburg)
Revelado pelo Palmeiras, o atacante Fernando, de 25 anos, já passou por clubes importantes do futebol europeu, como Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, o Sporting, de Portugal, e mais recentemente o RB Salzburg, da Áustria.
Ele é um atacante forte e veloz, que pode atuar tanto pelos lados do campo, quanto centralizado como um camisa 9. Pela equipe austríaca, Fernando é um reserva que tem boas oportunidades. Não é um negócio considerado fácil, mas uma tentativa de empréstimo pode ser boa para o jogador seguir jogando em bom nível.
Carlos Vinícius (centroavante do Fulham)
O centroavante de 29 anos atua na Premier League, pelo Fulham, mas não vem recebendo muitas oportunidades. Seu nome já foi vinculado em alguns clubes do futebol brasileiro e um retorno ao Brasil pode ser importante para sua carreira, principalmente por empréstimo com opção de compra, visto que seu contrato vai até metade de 2025.
Ele é um atacante de área, mede 1m90cm e pode agregar bastante na equipe que investir na sua contratação. Carlos Vinicius já teve bons momentos pelo PSV, da Holanda, além de passagens pelo Benfica, de Portugal, e pelo Galatasaray, da Turquia.