A Colômbia é a segunda finalista da Copa América. Jogando em Charlotte, nesta quarta-feira (10), os colombianos bateram o Uruguai por 1 a 0, e enfrentarão a Argentina no domingo, na grande decisão da competição, no Hard Rock Stadium, em Miami. O gol foi marcado ainda no primeiro tempo pelo meio-campista Jefferson Lerma, em cobrança de escanteio de James Rodríguez.
Os Cafeteros tentarão conquistar o campeonato continental pela segunda vez na história. Em 2001, quando jogaram em casa, venceram o México na final, com gol do zagueiro Ivan Córdoba. Por outro lado, o Uruguai disputa o terceiro lugar contra o Canadá no sábado (13).
A partida começou com os uruguaios desperdiçando oportunidades. Em duas ocasiões, o centroavante Darwin Nuñez teve a chance de marcar, mas mandou ambas para fora do gol colombiano. Aos 38 do primeiro tempo, a Colômbia foi certeira. James Rodríguez cobrou escanteio na área e Lerma tocou de cabeça para vencer o goleiro Sergio Rochet.
No entanto, os finalistas ficaram com um a menos no final da primeira etapa. Muñoz deu uma cotovelada em Ugarte, recebeu o segundo amarelo e foi expulso pelo árbitro da partida. No segundo tempo, os comandados de Marcelo Bielsa foram para cima.
Arrascaeta e Suárez entraram em campo e o volume de jogo do Uruguai cresceu. O ex-jogador do Grêmio chutou de dentro da área, mas a bola triscou a trave e saiu. O meia do Flamengo arriscou, mas o goleiro da Colômbia mandou para escanteio.
Em duas escapadas, Los Cafeteros quase fizeram o segundo. Primeiro, Uribe parou em Rochet. Depois, o camisa 15 desperdiçou de novo, mas dessa vez a bola pegou no travessão após desvio de Rochet.