Enquanto jogadores de destaque se preparam para disputar Copa América ou Eurocopa por suas seleções, os clubes europeus se movimentam nos bastidores em busca de reforços para a próxima temporada. Algumas contratações já foram confirmadas, como a ida de Mbappé para o Real Madrid, outras tantas são especuladas.
E muitas delas envolvem atletas nascidos no Brasil. GZH preparou lista com 10 brasileiros que atuam na Europa e que devem mudar de time na janela de transferências. Confira:
Andreas Pereira (28 anos, Fulham-ING)
No Fulham desde 2022, despertou interesse de outros clubes da Premier League. Newcastle, Tottenham e Aston Villa estariam de olho no meia que surgiu no Manchester United e teve passagem pelo Flamengo.
Bruno Guimarães (26 anos, Newcastle-ING)
Revelado pelo Athletico-PR, o meia desembarcou na Europa em 2020, indo para o Lyon (França). Dois anos depois, transferiu-se para o Newcastle (Inglaterra). Na Premier League vem se destacando e chamou atenção de gigantes. Na Europa, o colocam na mira de Manchester City, Arsenal e PSG.
Douglas Luiz (26 anos, Aston Villa-ING)
O meia está desde 2019 no Aston Villa. Pelo clube inglês são 204 jogos, 22 gols e 24 assistências. Ajudou o atual clube a conquistar uma vaga para a Liga dos Campeões após 40 anos e despertou o interesse de gigantes como Arsenal e Juventus.
Emerson Royal (25 anos, Tottenham)
Na Europa desde 2019, o lateral-direito tem passagens por Barcelona, Betis e Tottenham, seu atual clube. Chegou a ser convocado para a Seleção algumas vezes, mas nunca se firmou na posição. Despertou interesse do Milan.
Matheus Cunha (25 anos, Wolverhampton-ING)
Medalha de ouro em Tóquio, o atacante tem passagem por diversos clubes da Europa. Passou pelo futebol alemão antes de chegar ao Atlético de Madrid, onde não se firmou. De lá foi para o Wolverhampton. Na Premier League, foi bem na última temporada, com 12 gols e sete assistências em 32 jogos. O bom momento despertou interesse do Manchester United.
Pepê (27 anos, Porto)
Vem de grandes temporadas no Porto, onde está desde 2021, após ser comprado junto ao Grêmio. Ano passado, o atacante, que também atua em outras zonas do campo, foi chamado pela primeira vez para a Seleção Brasileira e estará no elenco que disputará a Copa América. Seu desempenho chama atenção de clubes como Tottenham, Chelsea e Barcelona.
Savinho (20 anos, Girona-ESP)
Um dos destaques do surpreendente Girona no Campeonato Espanhol, o jovem atacante estaria na mira do Manchester City. Revelado pelo Atlético-MG, fez 9 gols e deu 10 assistências na última temporada na Espanha.
Vanderson (22 anos, Monaco-FRA)
Cria da base gremista, o lateral renovou no começo do ano seu contrato com o Monaco, clube que defende desde 2022. Com bom desempenho, chamou atenção do Napoli e do Tottenham.
Wendell (30 anos, Porto)
Assim como Pepê, foi revelado no Grêmio e está no Porto, para onde se transferiu em 2021 após passar sete temporadas no Bayer Leverkusen. Também está no elenco que disputará a Copa América. No gigante português, o lateral-esquerdo tem feito atuações sólidas que despertaram interesse de Juventus e Manchester United.
Yan Couto (22 anos, Girona-ESP)
Também destaque no Girona, o lateral pertence ao Manchester City. As atuações no Espanhol despertaram interesse da Juventus, Bayern Leverkusen e clubes da Premier League.