A nadadora norte-americana Kensey McMahon, medalhista mundial em piscina curta, foi suspensa por quatro anos por doping, anunciou a Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada) nesta terça-feira (4).
McMahon, de 24 anos, bronze nos 1.500 metros nado livre no Campeonato Mundial de piscina curta de 2022, em Melbourne, na Austrália, testou positivo para Vadadustat, medicamento cuja molécula é classificada na categoria de hormônios peptídicos, como a EPO.
O Vadadustat é proibido por pertencer a uma categoria de medicamentos associados a fatores de crescimento e hormônios. A substância é comercializada na medicação Vafseo, indicada para o tratamento de anemia, e sua venda estava proibida nos Estados Unidos até abril deste ano. O teste na atleta foi realizado em 1º de julho de 2023, durante o Campeonato dos Estados Unidos.
Nos casos que envolvam um teste positivo para essa substância não especificada, o atleta deve provar que o seu uso não foi intencional para evitar a suspensão de quatro anos, algo que não ocorreu durante o julgamento de Kensey McMahon.