O paulista Gustavo Bala Loka terminou em quarto lugar no torneio masculino do ciclismo BMX freestyle da segunda etapa do Olympic Qualifier Series (OQS) neste sábado (22), em Budapeste, na Hungria, e garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
O brasileiro finalizou no quarto lugar geral no somatório com os pontos conquistados na etapa de Xangai, em maio, quando ficou na oitava colocação. Os seis primeiros desta lista, que inclui as pontuações de Xangai e Budapeste, garantiram a classificação olímpica.
Bala Loka andou na segunda bateria da final e foi o penúltimo a entrar, já que havia terminado em segundo lugar na sexta-feira. Usou bem a pista e combinou boas manobras, com intensidade e altura, em uma boa primeira volta. Ele fez 89.72 pontos e terminou a primeira parcial na quarta colocação geral.
Na segunda volta, ele cravou 91.90. O francês Anthony Jeanjean repetiu o resultado da etapa de Xangai e ficou com o título. Marcus Christopher, dos Estados Unidos, que havia sido o melhor na semifinal, acabou em segundo lugar, e o britânico Kieran Reilly, em terceiro.
—Foi difícil por conta da chuva mais cedo e do vento. Deu certo, consegui fazer a manobra que eu queria na segunda volta. Estava muito ansioso, era a minha volta. Estou sem palavras, não consigo descrever. É um sonho que se realiza— afirmou o atleta de 22 anos sobre a vaga olímpica. O BMX freestyle fez sua estreia competitiva nos Jogos Olímpicos em Tóquio-2020.
Em 2023, Gustavo Bala Loka conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile.
O Brasil ainda teve as participações Caio Rabisco, que terminou em 19º lugar e Duda Penso, que foi o 24º colocado.