A segunda passagem de Fernando Diniz no Fluminense está encerrada. O treinador deixa o comando do clube após a derrota para o Flamengo, neste domingo (23), no Maracanã, que manteve o time na lanterna do Brasileirão. O anúncio da demissão foi feito pelo clube na tarde desta segunda-feira (24). De acordo com o portal ge.globo, a decisão foi tomada após uma longa reunião entre Diniz e a diretoria do Fluminense, na manhã desta segunda.
O treinador estava no comando do tricolor carioca desde 2022. No ano passado, fez história levando o clube ao título do Campeonato Carioca e a sua inédita conquista da Libertadores, vencendo o Boca Juniors na final. Ainda em 2023, Diniz chegou a comandar a Seleção simultaneamente. No comando da amarelinha, no entanto, não obteve sucesso. Em seis partidas, perdeu três, empatou uma e venceu duas.
Mesmo tendo se tornado ídolo da torcida pelas conquistas recentes, Diniz vinha sendo criticado pela campanha do Fluminense no Brasileirão. O time das Laranjeiras é lanterna do torneio e tem pior início de sua história na competição de pontos corridos.
O técnico encerra a sua segunda passagem sendo o mais longevo do Fluminense neste século: na semana passada, em 21 de junho, Diniz alcançou a marca de 783 dias no cargo. Assim, superou Abel Braga, então primeiro colocado, que comandou o time de junho de 2011 a 29 de julho de 2013.
Agora, o Fluminense busca um novo nome para o lugar de Diniz. O auxiliar-técnico permanente Marcão estará à frente da equipe no jogo desta quinta-feira (27), contra o Vitória, no Maracanã.