A Espanha começou a Eurocopa 2024 com goleada. Neste sábado (15), em Berlim, a Fúria fez 3 a 0 na Croácia e anotou os primeiros três pontos no Grupo B, considerado o "grupo da morte" da competição. Os gols espanhóis no Estádio Olímpico foram marcados por Alvaro Morata, Fabián Ruíz e Dani Carvajal, ainda no primeiro tempo.
Pelo mesmo grupo, Itália e Albânia se enfrentam às 16h, no Signal Iduna Park, em Dortmund. Na próxima rodada, os albaneses serão adversários dos croatas, na próxima quarta-feira (19), às 10h, em Hamburgo. Em jogo valendo classificação às oitavas de final, os italianos serão os rivais dos espanhóis, em 20 de junho, em Gelsenkirchen.
Como foi o jogo
O êxito espanhol foi construído ainda no primeiro tempo. Dominando o jogo e pressionando a adversária desde o início, a Espanha abriu o placar com Alvaro Morata, os 28 minutos. O centroavante recebeu grande passe de Fabián Ruiz e tocou na saída de Livacovic, fazendo 1 a 0. O segundo saiu dos pés do próprio Ruíz, que driblou os defensores croatas e chutou rasteiro para o 2 a 0.
Na sequência, a Croácia chegou a dar trabalho para Unai Simón, que fez duas boas defesas. No entanto, aos 46 minutos, em cobrança de escanteio curto, Yamal cruzou para Carvajal, que apareceu sozinho na área e finalizou para as redes, fazendo 3 a 0.
No segundo tempo, a Espanha administrou o resultado. Entretanto, houve chances para os dois lados. Logo aos seis minutos, Livacovic fez grande defesa em finalização de Yamal, evitando o quarto gol. Três minutos depois, Cucurella e depois Simón cortaram finalizações sobre a linha que poderiam dar um gol para a Croácia.
Tentando reagir no jogo, o técnico Zlatko Dalic mandou Perisic e Bruno Petkovic para o jogo, tornando o time mais ofensivo. A tentativa quase teve eficácia aos 32 minutos, quando Simón errou na saída de bola e obrigou Rodri a cometer um pênalti no atacante croata. Na cobrança, Petkovic bateu no canto direito, mas Simón defendeu.
No rebote, o carrasco do Brasil na Copa aproveitou passe de Majer e mandou para o gol. Entretanto, o lance foi anulado após intervenção do VAR pois Perisic invadiu a área no momento da cobrança do pênalti.