O canadense Felix Auger-Aliassime, 21º do ranking mundial, venceu neste sábado (1º) o norte-americano Ben Shelton, 15º por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 6/2 e 6/1 e será o adversário do espanhol Carlos Alcaraz nas oitavas de final em Roland Garros.
Em partida que não pôde ser encerrada na sexta-feira devido à chuva, Auger-Aliassime foi muito superior a Shelton e conseguiu assim chegar às oitavas de final do torneio francês pela segunda vez na carreira. Na anterior, em 2022, o canadense de 23 anos foi eliminado pelo também espanhol Rafael Nadal.
Auger-Aliassime tem atualmente uma vantagem nos confrontos diretos contra Carlos Alcaraz, a quem venceu três vezes e para quem perdeu em outras duas ocasiões, precisamente nas duas últimas, ambas em Indian Wells (2023 e 2024). As vitórias do canadense aconteceram nas quartas de final do US Open de 2021, na Copa Davis de 2022 e na semifinal da Basileia também há dois anos. Será também a primeira vez que os dois jovens tenistas vão se enfrentar no saibro.
— Será a primeira vez que nos encontraremos no saibro, então será um desafio diferente, mas igualmente complicado. Carlitos ainda é um dos melhores do mundo, considero que está no mesmo nível de Djokovic e Sinner, mas a cada dia que passa me sinto melhor e acredito cada vez mais no meu tênis. Sei o que está em jogo e que o desafio é difícil de alcançar, mas tenho motivos para pensar posso alcançá-lo— comentou Aliassime na coletiva de imprensa.
* AFP