Líder do ranking da Diamond League, Alison dos Santos venceu neste domingo (2), a prova dos 400m com barreiras da etapa de Estocolmo, na Suécia, a sétima da temporada. Sem seus principais rivais, o norueguês Karsten Warholm e o norte-americano Rai Benjamin, Piu ganhou com facilidade, atingindo a marca de 47seg01, longe do melhor do ano (46seg63), que pertence a ele mesmo.
Alison conquistou uma etapa da Diamond League pela 12ª vez na carreira e venceu as três provas que realizou nesta temporada. Ele já havia vencido em Doha e em Oslo. Na Noruega, ele venceu Warholm e fez a melhor marca de 2024.
Em Estocolmo, o paulista teve um começo disputado com Kyron McMaster, das Ilhas Virgens Britânicas, mas assumiu a liderança após a quarta das dez barreiras e entrou na reta final com boa vantagem e ficou muito perto de se tornar o único corredor a terminar a prova em menos de 47 segundos por três vezes seguidas antes dos Jogos Olímpicos de Paris.
Kyron McMaster ficou com a medalha de prata em Estocolmo, com o tempo de 48seg05. O terceiro colocado foi o americano CJ Allen, com 48seg12.
Duplantis falha na busca por mais uma recorde mundial
Grande atração do evento, já que competia em casa, Armand Duplantis tentou quebrar o recorde mundial do salto com vara mais uma vez. Depois de garantir a vitória com a marca de 6 metros, o sueco partiu direto para o recorde e colocou o sarrafo a 6m25cm, um centímetro acima de seu recorde.
Ele acabou errando as três tentativas. Na primeira delas, um pequeno detalhe o separou de nova página na história do esporte. Ele transpôs o sarrafo e na queda acabou dando um leve toque com o joelho direito, o que acabou derrubando o implemento e evitando o recorde.
A próxima etapa da Diamond League, que contará com a prova dos 400m com barreiras, será na França, em Paris, no dia 7 de julho, uma prévia dos Jogos Olímpicos, nos quais Piu tentará ir além o bronze conquistado em Tóquio com 46s72.