A preparação da seleção brasileira feminina de vôlei para os Jogos Olímpicos de Paris ocorre de uma maneira acima do esperado. Até o momento, a equipe comandada por José Roberto Guimarães faz uma excelente campanha na Liga das Nações e tem 100% de aproveitamento após oito rodadas. Vice-líder do torneio com 22 pontos, o Brasil só está atrás da Polônia, que também está invicta e soma dois pontos a mais. A vantagem das europeias está no fato de que elas não venceram jogos por 3 a 2, o que dá dois pontos. Suas vitórias mais difíceis aconteceram pelo placar de 3 a 1, o que confere três pontos na classificação.
Com excelente campanha e visando preservar jogadoras do desgaste ou de possíveis lesões, Zé Roberto iniciou o jogo deste domingo (2), contra a Tailândia, com uma formação diferente. Macris foi a levantadora, com Gabi e Júlia Bergmann nas pontas, Rosamaria na função de oposta, Diana e Carol como centrais e Natinha sendo a líbero.
Diante de um adversário inferior, o Brasil não encontrou dificuldades para marcar 3 a 0, parciais de 25/22, 25/14 e 25/17, em apenas 67 minutos. A fragilidade das tailandesas permitiu ai treinador brasileiro utilizar jogadoras que vinham apenas jogando em situações pontuais, como a central Luiza, a ponta Pri Daroit e a oposta Tainara. Titulares, a levantadora Roberta e a ponteira Ana Cristina ingressaram em algumas inversões de rede.
— Primeiro quero falar da minha felicidade. Estou muito feliz de ter entrado e poder ajudar o time de alguma forma. A Tailândia é um time super chato de se enfrentar, que defende muito e hoje precisamos entrar um pouco mais concentrados, porque no começo do jogo elas estavam muito bem, defendendo muito e a gente errando um pouquinho — afirmou Tainara, que terminou a partida com 12 acertos e foi a segunda pontuadora da equipe, atrás de Gabi que marcou 13 vezes.
Após passar pelo Rio de Janeiro e Macau, nas duas primeiras semanas, a seleção agora vai disputar a terceira e última etapa da fase classificatória, em Hong Kong, entre os dias 12 e 16 de junho. E a primeira partida promete ser um teste fortíssimo. No dia 12, o Brasil vai encarar a Polônia, às 9h30 (de Brasília), no duelo das duas únicas invictas da competição. Os demais jogos serão contra Alemanha, Bulgária e Turquia.