O Comitê de Disciplina da Federação Espanhola multou o brasileiro Raphinha, do Barcelona, após marcar um gol e tirar a camisa, mostrando por baixo uma regata com a mensagem de solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O valor é de 601 euros (cerca de R$ 3,3 mil na cotação atual) para o jogador, e 350 euros (aproximadamente R$ 1,9 mil) para o clube. As informações são do ge.globo.
Na partida realizada na segunda-feira (13), Raphinha marcou o segundo gol do time catalão contra o Real Sociedad, de pênalti, nos acréscimos. Ao levantar o uniforme da equipe e mostrar apoio ao seu Estado de origem, o atleta levou o cartão amarelo do árbitro Cuadra Fernández.
O atacante gaúcho foi enquadrado no artigo 96 do Código Disciplinar espanhol e multado com o valor mínimo previsto na infração: "O jogador de futebol que, por ocasião de ter marcado um gol ou por qualquer outro motivo derivado das vicissitudes do jogo, levante a camisa e exiba qualquer tipo de publicidade, lema, legenda, siglas, anagramas ou desenhos, qualquer que seja o seu conteúdo ou a finalidade da ação, será sancionado, como autor de infração grave”, diz parte do artigo.
Natural do bairro Restinga, na Zona Sul de Porto Alegre, o atacante pediu que cada pessoa "reze pelo RS" ("Pray For RS", na escrita original da camisa do brasileiro).