O gaúcho Raphinha foi mais um jogador a chamar os holofotes do mundo para a tragédia climática vivida no Rio Grande do Sul. Após marcar o segundo gol da vitória de 2 a 0 do Barcelona sobre o Real Sociedad, nesta segunda-feira (13), o atacante comemorou com uma camisa que tinha a bandeira do Estado e os dizeres: "Pray for RS" (reze pelo RS, em inglês).
Há quase duas semanas, mais de 400 cidades gaúchas têm sido atingidas por fortes chuvas que causam enchentes e deslizamentos. Desde então, 147 mortes foram confirmadas, com outras 127 pessoas permanecendo desaparecidas.
Natural do bairro Restinga, na zona sul de Porto Alegre, Raphinha converteu um pênalti já nos acréscimos da partida, disputada no Estádio Olímpico de Montjuic, na Catalunha. O placar havia sido aberto aos 40 minutos do primeiro tempo pelo jovem Lamine Yamal.
O resultado fez com que o time comandado por Xavi chegasse os 76 pontos na tabela de classificação, ultrapassando o Girona e assumindo a vice-liderança do Espanhol. Apesar do sucesso, os catalães não podem mais alcançar o Real Madrid, que tem 90 pontos e, mesmo faltando três rodadas, já é o campeão da temporada 2023-2024.