É difícil ter destaque em uma final de Europa League em que seu companheiro marca um hat-trick, mas Éderson, brasileiro de apenas 24 anos, conseguiu chamar a atenção por sua consistência no meio-campo da Atalanta. Ex-Fortaleza, Corinthians e Cruzeiro, o jogador fechou sua segunda temporada em alta no futebol italiano, que o levou à convocação de Dorival Jr. para a disputa da Copa América pela Seleção Brasileira.
Natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Éderson é um pilar na marcação, tem boa saída de bola — seja com passes e lançamentos —, além de muita imposição física, que lhe permite driblar os adversários e facilitar a sequência das jogadas. Mais que isso, o meia tem boa chegada no ataque e costuma ser perigoso.
O cardápio de qualidades o levou — para alguns, de forma tardia — à convocação para vestir a amarelinha. Será a primeira vez que Éderson vai defender a Seleção, apesar de vir pedindo espaço desde a temporada passada, quando começou a se destacar no futebol europeu.
Mobilidade no meio-campo
Éderson é um meio-campista que, no papel, atua centralizado, mas pode pender para um dos lados. Na vitória de 3 a 0 sobre o Bayer Leverkusen, pela final de Europa League, o jogador caiu mais para o lado esquerdo. Muito disso para retrancar as transições pelos pés de Xhaka, Grimaldo e Wirtz, além de potencializar Lookman, que marcou os três gols do título.
Mas, por exemplo, na final da Copa da Itália, contra a Juventus, quando o time acabou derrotado, o brasileiro participou pelo lado direito do meio em diversos momentos. O grande fato destas duas partidas é que, mesmo indo para um lado, não quer dizer que, dependendo das ocasiões, não pudesse ir para o outro.
Carreira de Éderson
Com passagem pela base do Deportivo Brasil e do Cruzeiro, o jogador foi revelado pelo clube mineiro no profissional em 2019. Com o rebaixamento da Raposa naquela ano, Éderson foi vendido ao Corinthians. Depois, foi emprestado ao Fortaleza, onde teve grande destaque.
Éderson se tornou um dos principais nomes na histórica campanha do Fortaleza em 2021, que se classificou para a Libertadores pela primeira vez em sua história. Suas boas atuações chamaram atenção de clubes europeus. Ele foi vendido ao Salernitana, da Itália, em janeiro de 2022.
Bastou meia temporada na Itália para que Éderson encantasse os olhos de clubes maiores. Depois de ajudar a livrar o Salernitana do rebaixamentos, o brasileiro foi vendido ao Atalanta por 15 milhões de euros para a temporada de 2022/23. Em poucos meses, o meia assumiu a titularidade do clube do norte da Itália e, na atual temporada, foi um dos protagonistas da equipe.
Quem é?
- Nome: Éderson José dos Santos Lourenço da Silva
- Posição: meia central
- Altura: 1m83cm
- Nascimento: 07/07/1999
- Naturalidade: Campo Grande-MS
- Clubes: Cruzeiro, Corinthians, Fortaleza, Salernitana-ITA e Atalanta-ITA
*Produção: Nikolas Mondadori e Leonardo Bender