As judocas brasileiras Luana Carvalho e Ellen Froner, ambas da categoria médio (até 70kg), foram eliminadas em suas lutas de estreia no Campeonato Mundial de Judô, disputado em Abu Dhabi, nesta quarta-feira (22). Com o resultado, as duas atletas não poderão mais somar pontos suficientes no ranking para entrar nos Jogos Olímpicos de Paris.
Luana e Ellen precisavam ao menos alcançar as fases finais do Mundial, para seguirem com chances de disputarem a vaga em jogo na categoria. Como a Federação Internacional de Judô (IJF) fechará seu ranking olímpico no dia 25 de junho, não haverá tempo hábil para as duas alcançarem a pontuação necessária para a classificação olímpica.
Nesta quarta, Luana e Ellen foram eliminadas logo na primeira rodada. Ellen, que é atleta do Pinheiros (SP) foi derrotada pela francesa Margaux Pinot, campeã olímpica por equipes mistas em Tóquio e que nesta quarta conquistou seu primeiro título mundial. A brasileira acabou sendo eliminada após sofrer três punições, sendo a terceira por falso ataque, em decisão com ajuda de vídeo.
Na sequência, Luana (Umbra/Vasco da Gama-RJ) perdeu para a holandesa Hilde Jager, também nas punições, a última delas por postura defensiva. Assim, o Brasil não terá representantes nesta categoria na Olimpíada.
Entre os homens foi disputada a categoria médio (até 90kg) e Rafael Macedo (Sogipa-RS) e Marcelo Gomes (Flamengo-RJ) venceram uma luta cada. Já classificado para Paris, Macedo estreou na segunda rodada e derrotou o campeão europeu Eljan Hajiyev, do Azerbaijão, por ippon. Nas oitavas, caiu diante do japonês Goki Tajima, que finalizou o brasileiro com uma chave. O asiático se tornaria o campeão da competição.
Marcelo Gomes estreou com vitória segura por ippon diante do israelense Li Kochman. Em seguida, sofreu um ippon do campeão mundial de 2019, o holandês Noel Van T End e se despediu na segunda fase. Os quatro judocas que competiram nesta quarta vão voltar ao tatame na sexta para as lutas por equipes mistas.
No pesado meio-pesado feminino (até 78kg), o Brasil não enviou atleta para o Mundial. Tricampeã mundial e com três bronzes olímpicos no currículo, a gaúcha Mayra Aguiar (Sogipa) foi preservada para seguir uma preparação especial visando os Jogos de Paris.
O Brasil ainda busca seu primeiro pódio neste Mundial, a última grande competição antes da Olimpíada. Até o momento, o melhor resultado foi obtido por Daniel Cargnin (até 73kg), medalhista olímpico que ficou em quinto lugar em sua categoria.
Confira os medalhistas desta quarta no Mundial de judô:
Categoria médio masculina (até 90kg)
- Ouro - Goki Tajima (JAP)
- Prata - Nemanja Majdov (SRB)
- Bronze - Erlan Sherov (KGZ)
- Bronze - Tristani Mosakhlishvili (ESP)
Categoria médio feminina (até 70kg)
- Ouro - Margaux Pinot (FRA)
- Prata - Marie-Eve Gahie (FRA)
- Bronze - Shiho Tanaka (JAP)
- Bronze - Madina Taimazova (RUS)
Categoria meio-pesado feminina (até 78kg)
- Ouro - Anna-Maria Wagner (ALE)
- Prata - Alice Bellandi (ITA)
- Bronze - Madeleine Malonga (FRA)
- Bronze - Emma Reid (GBR)