O Brasil já tem a sua seleção de natação formada para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A equipe foi definida no Troféu Brasil de Natação, que terminou neste sábado (11), no Rio de Janeiro, e que serviu como Seletiva Olímpica. A delegação vai contar com 18 atletas. Os nomes foram anunciados na noite deste sábado.
Na lista de convocados, 11 dos competidores que estiveram em Toquio-2021 vão estar presentes novamente em Paris. Na lista atual, o Brasil vai contar com os novatos Maria Fernanda Costa, Guilherme Caribé, Kayky Mota, Nick Albiero, Maria Paua Heitmann, Eduardo Moraes e Giovana Reis.
Maria Fernanda Costa surge como um dos destaques do Brasil após sua participação no Campeonato Mundial de Doha. Na seletiva, ela saiu premiada com o troféu de melhor índice técnico e mais eficiente da competição. A lista inclui ainda atletas como Guilherme Costa, um dos cotados à medalha olímpica.
Último dia de finais tem mais uma índice de Caribé e recorde de Mafe Costa
Nas provas deste sábado, o destaque ficou por conta de Guilherme Caribé, que obteve sua segunda marca para os Jogos de Paris. Ele venceu os 50m livre com o tempo de 21seg88, superando em seis centésimos o tempo exigido pela World Aquatics (Federação Internacional de Natação).
Com uma ótima chegada, o nadador do Flamengo (RJ) superou Luiz Gustavo Borges (Minas Tênis Clube-MG), que terminou na segunda colocação com o tempo de 22seg0. O terceiro lugar apresentou um empate com Pedro Spajari e Gustavo Santos, ambos do SEsi-SP, com 22seg18.
A prova feminina dos 50m livre foi vencida por Lorrane Ferreira (Sesi-SP), que marcou seu melhor tempo na temporada. Porém, os 25seg09 não foram suficientes para atingir o forte índice olímpico de 24seg70. A prata ficou com Stephanie Balduccini (Unisanta-SP), que fez 25seg24 e Ana Carolina Vieira (Pinheiros-SP) garantiu o bronze com 25seg33.
O último dia de finais começou com Maria Fernanda Costa quebrando o recorde brasileiro dos 800m livre. Mafe nadou para 8min28seg92 e liderou um pódio formado apenas por atletas da Unisanta. Gabrielle Roncatto e Beatriz Dizotti terminaram com 8min33seg33 e 8min33seg35, respectivamente, para garantirem ouro e prata.
Entre os homens, Guilherme Costa consolidou a liderança da Unisanta ao vencer os 800m livre com 7min53seg04, ele superou Stephan Steverink (Flamengo), que marcou 7min58seg89 e levou a prata. O pódio foi completado por Thiago Ruffini, do Grêmio Náutico União (RS), que fez 8min00seg99.
Unisanta leva título do Troféu Brasil
A Unisanta foi a campeã por equipes do Troféu Brasil. A equipe de Santos somou somou 1385 pontos durante a competição. Foram 11 ouros, 10 pratas e seis bronzes em total de 43 finalistas.
Maior campeão da história do evento, o Pinheiros terminou na segunda colocação com 1176.50 pontos, após seis ouros, cinco pratas e seis bronzes em 47 participações em finais. O Minas Tênis Clube somou 969 pontos e acabou em terceiro lugar, com 41 finalistas, conquistando três ouros, seis prata e cinco bronzes.
O Grêmio Náutico União que não conseguiu enviar uma equipe completa em função das chuvas no Rio Grande do Sul foi o nono colocado com 133 pontos. A equipe gaúcha conquistou duas pratas e um bronze. O clube ainda colocou dois outros nadadores em finais.
Mafe Costa e Guilherme Caribé são os melhores da Seletiva
Novata na seleção olímpica, Maria Fernanda Costa se consolidou como uma das melhores nadadoras do Brasil. A atleta da Unisanta levou os troféus de melhor índice técnico e mais eficiente da competição, ao somar 335 pontos para sua equipe.
Outro estreante no time olímpico, Guilherme Caribé (Flamengo) ganhou o prêmio de melhor índice técnico pelo seu desempenho nos 100m livre, enquanto Guilherme Costa, levou o prêmio de atleta mais eficiente ao somar 155 pontos para a campeã Unisanta.
Confira os nadadores brasileiros classificados para as provas de piscina em Paris-2024:
Guilherme Costa (Unisanta)
Maria Fernanda Costa (Unisanta)
Gabrielle Roncatto (Unisanta)
Beatriz Dizotti (Unisanta)
Guilherme Caribé (Flamengo)
Kayky Mota (Pinheiros)
Nick Albiero (Minas Tênis Clube)
Stephanie Balduccini (Unisanta)
Maria Paula Heitmann (Unisanta)
Marcelo Chierighini (Pinheiros)
Gabriel Santos (Pinheiros)
Breno Correia (Pinheiros)
Murilo Sartori (Flamengo)
Fernando Scheffer (Minas Tênis Clube)
Eduardo Moraes (Minas Tênis Clube)
Ana Carolina Vieira (Pinheiros)
Giovana Medeiros (Pinheiros)
Guilherme Basseto (Unisanta)