O tênis brasileiro tem um excelente começo de Aberto da Itália, que é válido como Masters 1000 para os homens e WTA 1000 para as mulheres. Após as vitórias em simples de Thiago Monteiro, Thiago Wild e Bia Haddad Maia, os triunfos vieram nas duplas.
Nesta quinta, o mineiro Marcelo Melo e o alemão Alexander Zverev derrotaram o norte-americano Austin Krajicek e o britânico Neal Skupski, cabeças de chave número 4, no super tie-break, parciais de 7/6 (0), 6/7 (5) e 11/9, em jogo de duas etapas por causa da chuva e passaram às oitavas de final.
Em um jogo muito equilibrado e que teve 2h11min de duração, eles salvaram dois match points no set desempate, antes de garantirem a classificação. Seus próximos rivais serão o cazaque Alexander Bublik e o norte-americano Ben Shelton, que venceram o candense Félix Auger-Aliassime e o também americano Frances Tiafoe por 6/1, 6/7 (6) e 10-7, em duelo que teve uma hora e 28 minutos.
— Acho que foi um belo jogo nosso hoje. Com certeza muito duro, jogando contra dois duplistas de alto nível já na primeira rodada aqui em Roma. Tivemos de parar por causa da chuva também, ganhando de 4 a 3 no tie-break, eles acabaram levando o segundo set. Tivemos vantagem no match tie-break, depois salvamos dois match points. Enfim, tem muito mais coisas positivas para tirar dessa estreia e vamos com tudo agora na próxima rodada — avaliou Melo, que é o número 37 no ranking de duplas.
Thiago Wild vence a segunda no dia
Após derrotar o francês Gregoire Barrére na estreia da chave de simples, Thago Wild voltou á quadra para atuar nas duplas. Ao lado do argentino Sebastián Baez, o brasileiro superou a parceria do polonês Hubert Hurkacz, top 10 de simples, e do holandês Tallon Griekspool por 2 a 0, parciais de 6/3 e 7/5, em apenas 68 minutos.
Com a vitória eles passaram às oitavas e agora aguardam a definição dos adversários, que sairão do confronto entre os cabeças de chave 7, o croata Nikola Mektic e o holandês Wesley Koolhof e a dupla formada pelo grego Stefanos Tsitispas e o também holandês Robin Haase.
O Brasil ainda terá na chave de duplas masculinas o gaúcho Rafael Matos, que jogará com o argentino Andrés Molteni. Na feminina, Luisa Stefani joga com a holandesa Demi Schuurs.