Não foi uma apresentação de gala, mas Bia Haddad Maia mais uma vez mostrou forças para virar um jogo. Depois de começar errando bastante e sair em desvantagem, a brasileira buscou a vitória diante da chinesa Wang Xinyu na estreia do WTA 1000 de Roma, parciais de 4/6, 6/3 e 6/4 após 2h16 min de jogo disputado na quadra 1 do Foro Italico, nesta quinta (9).
A adversária da terceira rodada para a cabeça de chave 12 no torneio italiano será a norte-americana Madison Keys, no sábado — caso a chuva não atrapalhe. Por causa das condições climáticas, a paulista entrou em quadra com mais de quatro horas de atraso em relação à programação inicial.
Bia Haddad começou mal a partida. Quebrada logo no primeiro game, no qual ainda salvou dois breaks, ela não conseguiu reagir na parcial e acabou caindo por 6 a 4. A número 13 do mundo pareceu incomodada com o barulho da quadra ao lado, onde jogavam o russo Roman Safiullin e o francês Corentin Moutet.
Mesmo sendo cabeça de chave ela precisou encarar uma das quadras menores, onde a arquibancada contornava tanto a quadra 1 quanto a 2, o que na prática coloca o mesmo público nos dois jogos simultâneos.
Necessitando de reação, Bia largou no segundo set da mesma maneira, perdendo o serviço para Xinyu. A diferença é que nesse mesmo instante o jogo ao lado foi encerrado e o barulho cessou. Dessa forma, mais concentrada, ela devolveu de imediato e não sentiu a pressão quando a chinesa voltou a abrir frente com 3 a 2 e serviço a seu favor.
A brasileira balançou a cabeça positivamente a seu box ao receber palavras de incentivo e mudou o repertório. Com bolas curtas e boas passadas, emplacou quatro pontos para fechar o set em 6/3 e voltar à partida.
Empolgada, a 12ª favorita largou no set decisivo com 3 a 1. A reação e empate da chinesa em 3-3 não assustaram e uma nova quebra da brasileira veio no 4 a 3. E esse game acabou se tornando decisivo para o placar final.
Com 5 a 4, Bia Haddad Maia sacou e foi logo abrindo 40 a 0. Ansiosa para fechar cometeu um erro e parou na rede no primeiro match point. No segundo, apenas viu a devolução da chinesa sair. A celebração foi tímida, apesar da grande festa da torcida brasileira presente em Roma, agraciada com toalhas da tenista.
Depois de arrumar suas coisas, Bia Haddad ainda fez questão de autografar as bolas gigantes de tênis dos torcedores. Muitas crianças estavam na arquibancada para incentivar a principal tenista do País a buscar importante e dura virada na estreia.
Outra cabeça de chave que somou belo resultado em Roma foi a norte-americana Coco Gauff. Sem sustos, a número 3 do mundo bateu a polonesa Magdalena Frech com duplo 6/3. Já a japonesa Naomi Osaka avançou com placar ainda mais tranquilo. Fez 6/3 e 6/2 na ucraniana Marta Kostyuk, 19ª favorita.