O skate do Brasil teve quase 50% de aproveitamento no primeiro dia da Olympic Qualifier Series de Xangai, na China, que vale pontos na disputa por vagas para os Jogos de Paris. Dos 11 brasileiros na competição, cinco avançaram às semifinais: Isadora Pacheco, Dora Varella e Raicca Ventura, na categoria Park; e Felipe Gustavo e Giovanni Vianna, no Street.
Dona da sexta melhor nota desta quinta-feira (16) — 74,15 pontos —, Isadora conta que tentou não deixar os nervos levarem a melhor sobre ela.
— Eu estava bem nervosa, mas tentei me manter calma, respirar bastante e imaginar minha linha. Me imaginar saindo com o skate na mão. E deu tudo certo. Consegui garantir na primeira volta — celebrou a skatista, que disputou os Jogos de Tóquio em 2021.
Dora Varella veio logo a seguir, em sétimo lugar, com 72,03 pontos somados na segunda passagem, enquanto Raicca fez o nono melhor resultado do dia, com 69,05 pontos, também na primeira volta. Como apenas as oito melhores da semifinal se garantem na decisão, ela terá de melhorar ao menos uma posição.
— Acho que todo mundo estava um pouco nervoso, são só dois dias de treinos. A gente pensava que era muito pouco, só que na hora todo mundo acertou e foi bom — afirmou Raicca, que busca participar de sua primeira Olimpíada.
Finalista em Tóquio, quando terminou em sétimo lugar, Dora Varella conta que tentou aproveitar o momento.
—Eu tentava só relaxar, lembrar de curtir, me divertir e andar de skate, que é muito bom. Foi isso que me deixou mais tranquila e me fez acertar a volta — comentou.
Além do trio, o Brasil ainda teve na pista Yndiara Asp, que acabou batendo as costas e somou somente 52,50, terminando no 19º posto, e a skatista Fernanda Tonissi, que com 42,16 pontos alcançou somente a 29ª posição.
No street masculino duas vagas nas semifinais
No masculino, pela categoria Street, Felipe Gustavo se garantiu na nona colocação, com 83,42 pontos, enquanto Giovanni Vianna obteve a 16ª e última vaga da semifinal, com 81,95.
— Hoje o dia foi bem quente, estava bem acirrado, todo mundo andando demais. As notas foram bem altas, de todo mundo que passou. Isso é bem difícil de acontecer — reconheceu Giovanni, que celebrou "estar bem focado."
Os outros quatro representantes brasileiros ficaram em posições ruins: Filipe Mota (21º com 79,19), Gabryel Aguilar (25º com 78,59), Kelvin Hoefler (31º com 68,44) e Lucas Rabelo (37º com 52,47).
Nesta sexta-feira (17) na China, será a vez do Street femnino e do Park masculino disputarem a primeira fase da competição. No Street, a lista do Brasil será formada por Gabi Mazetto, Isabelly Ávila, Kemily Suiara, Marina Gabriela, Pâmela Rosa e Rayssa Leal. No Park, Augusto Akio, Luigi Cini, Murilo Peres, Pedro Barros, Pedro Carvalho e Pedro Quintas.
Além de Xangai, haverá outra Olympic Qualifier Series, em Budapeste, na Hungria, entre 20 e 23 de junho. A pontuação dos atletas nos dois eventos, assim como a classificação dos skatistas nas quatro principais competições da modalidade, definirá o nome da delegação brasileira de skate nos Jogos de Paris.